Entidade entrega documento com necessidades e anseios da comunidade empresarial teutoniense
Na manhã desta terça-feira (13) a CIC Teutônia realizou evento especial com os candidatos à majoritária de Teutônia nas eleições municipais de 2024. Na oportunidade a Diretoria da entidade apresentou os assuntos, anseios, necessidades e expectativas da comunidade empresarial às cinco dobradinhas para prefeito e vice-prefeito.
O encontro ocorreu no Auditório 01 e também oportunizou o pronunciamento dos candidatos, cuja ordem foi definida em sorteio. Detalhes do próximo evento, no dia 11 de setembro, às 19h30min e aberto aos associados da CIC, também foram definidos. Nesse dia, tendo por local o Auditório 03 da entidade, as chapas apresentam seu plano de governo aos empresários e associados no tempo de até 20min para cada dupla (15min para candidato a prefeito e 05min para candidato a vice-prefeito).
Representatividade
O presidente da CIC Teutônia, Renato Lauri Scheffler, reforçou o papel de representatividade da entidade, que este ano completa 25 anos de atuação e conta com 550 associados. “Historicamente a CIC trabalha muito próxima da Administração Municipal de Teutônia, para que juntos possamos buscar alternativas para o desenvolvimento local. Sempre almejamos essa aproximação e o diálogo com a gestão pública, identificando necessidades e oportunidades para a economia do município, pensando no curto, médio e longo prazo. Precisamos de iniciativas que olhem para frente, daqui 20, 30 anos”, defendeu.
Scheffler também falou em manutenção das “mentes brilhantes” em Teutônia, com perspectivas às novas gerações. “Temos que gerar essas oportunidades”, disse, mencionando como exemplo as possibilidades do turismo e da inovação tecnológica. “É uma forma de trabalho e desenvolvimento, tanto local quanto regional. Precisamos dar condições para que isso aconteça. Teutônia tem potencial para ser polo tecnológico no Vale do Taquari, além de despontar no turismo com os seus atrativos”, afirmou.
Questões relacionadas à infraestrutura para o desenvolvimento das empresas locais e de futuros novos empreendedores também pautaram sua fala. “Esse planejamento passa de agora para os próximos anos, e não somente para as próximas gestões municipais”, concluiu, agradecendo a participação dos candidatos.
Demandas
A entidade oficializou a entrega de documento detalhado com as principais demandas para o desenvolvimento de Teutônia na visão da classe empresarial. A diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe, conduziu apresentação desses pontos que levam por base levantamento realizado junto ao quadro social. Esses indicadores foram trabalhados no 1º Fórum Empresarial de Teutônia, realizado em abril, e consideram desenvolvimento econômico, infraestrutura, segurança, saúde, educação, tecnologia e inovação, mobilidade urbana, cultura, turismo, desenvolvimento social e Meio Ambiente.
“O documento da CIC considera as demandas prioritárias pelo olhar empresarial, temáticas que serão tratadas de forma recorrente no Fórum Empresarial de Teutônia, evento que se torna contínuo no primeiro semestre de cada ano, uma maneira de acompanharmos o andamento dos anseios que foram apresentados”, destaca Carina.
No encontro com os postulantes aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Teutônia, as bandeiras da entidade foram divididas em três pontos principais e cinco temas gerais:
PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – Estabelecer parcerias, disponibilizar incentivos para a qualificação da mão de obra; incentivos à expansão dos atuais negócios locais; e ter uma política estabelecida para a atração de novos negócios, visando a diversificação das atividades econômicas.
PLANO DIRETOR E MOBILIDADE URBANA – Constante aprimoramento do Plano Diretor, com um olhar estratégico, contemplando o eixo da inovação, um olhar a curto, médio e longo prazo para assegurar o crescimento sustentável do município; ter uma análise técnica e continua na melhoria da mobilidade urbana, avaliando fluxo, sinalização e infraestrutura das ruas.
SEGURANÇA PÚBLICA – Garantir contínuo apoio e subsídios aos órgãos da segurança pública via Consepro, além de investimentos na melhoria da infraestrutura dos Bombeiros Voluntários.
TEMAS GERAIS – Garantir e fomentar o apoio aos eventos (Encontro Nacional de Veículos Antigos de Teutônia, Festa de Maio de Teutônia, Feirão do Comércio de Teutônia, Teutofrangofest, Feirão de Veículos Seminovos de Teutônia e outros que poderão ser criados), considerando que Teutônia é destaque no turismo de eventos; garantir e fomentar o apoio na promoção Nota Fiscal dá Prêmios e o Prêmio Destaques do ICMS; promover discussão aprofundada e estudo detalhado sobre o futuro do Parque de Eventos, em estreita colaboração com a entidade, considerando que a CIC possui a expertise e a experiência adquirida na realização de inúmeros eventos, além de uma compreensão sólida das demandas necessárias; estabelecer um diálogo contínuo entre a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e a entidade, com o objetivo de trabalhar de forma colaborativa, além de buscar alternativas para ampliar o orçamento destinado a essa Secretaria; e garantir o apoio ao Comitê Inspira Teutônia, criado em 2019, com o propósito de pensar o desenvolvimento do município, fomentar ações empreendedoras e criar um ambiente de crescimento e que atraia investimentos.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester