Uma oportunidade para celebrar o Mês da Criança e também para valorizar os órgãos e os agentes públicos que atuam incansavelmente pela Segurança Pública. Assim será a tarde do dia 07 de outubro (sábado), para cerca de duas mil crianças e adolescentes que residem no bairro Cohab Feitoria. Naquele dia, eles poderão fazer interações lúdicas com a estrutura disponibilizada pelos Órgãos de Segurança Pública, como a escada do caminhão do Corpo de Bombeiros, interação com os cães treinados da Brigada Militar e da Polícia Civil, e também, claro, com muitas brincadeiras, prática de esportes e um lanche especialmente preparado para eles.
A atividade será realizada nas dependências externas da Escola Municipal Dilza Flores e está sendo organizada pela ACIST São Leopoldo por meio do Projeto Criança Cidadã, que visa estimular as noções de cidadania e de valores junto ao público jovem. Para a sua execução, a Associação conta até o momento com o apoio de instituições como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Ministério Público, SUSEPE, Guarda Municipal de São Leopoldo e das secretarias municipais da Educação, da Saúde, de Esportes e da Ação Social e do CONSEPRO, e a adesão de empresas como a S3 Produções.
O diretor de Segurança Pública da ACIST-SL, Rogério Daniel da Silva, apresentou a evolução da organização do evento para os integrantes da Comissão São Leopoldo + Segura, durante a reunião mensal realizada nesta segunda-feira, 11. “Nosso objetivo é mostrar para as crianças e também para a comunidade, que os agentes públicos da Segurança Pública atuam incansavelmente para zelar por eles”, aponta.
Rogério destaca ainda a pronta adesão de todas as instituições que estão envolvidas no projeto. “Haverá uma grande corrente do bem que, com certeza, ficará na memória das crianças”. Ele acrescenta que toda a ação será executada por voluntários e que, pessoas que desejam auxiliar, podem entrar em contato.
A edição 2023 do projeto Criança Cidadã ocorrerá das 13h às 17h do dia 07 de outubro. Em caso de chuva, será transferido para o dia 21 de outubro.
Participaram da reunião da Comissão São Leopoldo + Segura o presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann; a gerente executiva Maiara Fangueiro; Jaqueline Höfler, diretora do Foro de São Leopoldo; Marcela Romera, juíza do Ministério Público; os secretários municipais Giselda Matheus (Segurança Pública) e William Tiago (Esporte e Lazer); Juliana Braun Martini, servidora da Secretaria Municipal de Ação Social; Juliano Antonio Gibonski, do 25º BPM; Neusa Rezer de Morais, do Corpo de Bombeiros Militar; delegados da Polícia Civil Michele Arigony e Eduardo Hartz, e os representantes do CONSEPRO André Defferrari, Clóvis Perraro e Luiz Fernando Farias.
Elizabeth Renz