Conteúdo gerado por quem faz parte da empresa tem maior credibilidade

Um dos grandes desafios da atualidade nas empresas é a presença qualificada nas redes sociais. Muito embora exista uma enormidade de mecanismos e ferramentas para alcançar esse objetivo, uma estratégia ainda pouco explorada tem um potencial enorme: o conteúdo gerado pelos proprietários e colaboradores do empreendimento. Com a apresentação “Eles aparecem, a empresa cresce! Influenciador que vende se faz em casa!”, o especialista em marketing digital Marcus Tonin provou que, nesse caso, santo de casa faz milagre. Tonin foi o protagonista do Prato Principal de julho da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti (ACI-NH/CB/EV/DI/IV), realizado nesta quinta-feira, dia 31, no Centro de Eventos do Swan Novo Hamburgo.

Conforme revelou Tonin, a gestão de mídia social pode ser cansativa, mas é preciso ter em mente sua relevância. “Por isso, é preciso dispensar tempo a ela. E o tempo, nesse caso, está relacionado à percepção de importância das mídias sociais”, detalha. Entre as dicas, o especialista sugeriu que é necessário iniciar o trabalho — ou seja, as postagens — imediatamente, com os recursos disponíveis. “Você pode, e certamente vai errar. Porém, o medo não deve inviabilizar esse trabalho”, complementa.

Tonin informou que estudos apontam que empresas cujos proprietários ou líderes participam ativamente nas mídias sociais têm, em média, 46% a mais de performance comercial. “As pessoas não querem interagir com uma empresa sem rosto”, pondera. Dentro desse contexto, a presença de todos os colaboradores na criação de conteúdos é essencial, uma vez que os próprios integrantes das empresas são as pessoas mais confiáveis para falar sobre o empreendimento. Para 70% das pessoas, os colaboradores de uma empresa são as pessoas mais confiáveis. “E, quando o dono ou líder participa, dando exemplo, isso acaba influenciando os demais”, destaca.

Muito embora o engajamento coletivo seja vital para um conteúdo de qualidade, Tonin alerta para a necessidade de haver alguém ou algum setor responsável pela coordenação geral da gestão das mídias sociais. Também é essencial que o conteúdo transmita uma verdade e não seja meramente um discurso para atrair engajamento. “Há uma diferença entre dizer ser alguma coisa e ser isso de fato.”

Por fim, o especialista em marketing digital ressaltou que não há motivos para ter vergonha de fazer postagens, vídeos e outras ações na internet. Problemas e imperfeições são normais no processo, principalmente no início. Porém, com o passar do tempo, vamos aprimorando essas ações, e elas se tornam naturais. “Por muito tempo, eu fui o cara que achava que todos que faziam isso eram idiotas, pois era crítico demais. Mas agora eu sou esse ‘idiota’, mas um que faz”, concluiu.