Nesta segunda-feira, 13, integrantes do Núcleo de Contabilistas participaram de uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico. O encontro é uma ação do Planejamento Estratégico do grupo e teve como objetivo avaliar os atendimentos deste ano por parte do órgão. O coordenador do Núcleo, Filipe Schuck, comenta que o feedback é positivo, uma vez que várias demandas vêm sendo atendidas ao longo dos meses.
O líder da pasta, Juliano Maciel, contou que o Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae, contribuiu muito para a melhoria dos procedimentos. Citou como exemplo o eixo Desburocratização, que incentivou a Secretária a olhar com mais atenção a simplificação dos atendimentos. O resultado foi a redução de 100 horas para sete horas o tempo de formalização de empresas entre 2022 e 2023. Os processos de Viabilidade passaram de 11 horas para quatro horas os processos de Viabilidade; enquanto o registro de uma empresa passou a ser de três horas, quando no passado era de 20 horas.
Já os atendimentos via Tudo Fácil Empresas, a abertura de uma empresa pode ser feita em até 10 minutos, caso a empresa for de baixo risco. Maciel revelou que o relatório de resultados do Programa indicou que São Leopoldo figurou entre os municípios que mais abriu negócios em 2023.
Filipe Schuck salientou que a agilidade dos órgãos públicos é muito importante para o nível de satisfação de empreendedores e grandes empresas que desejam investir na cidade, gerando não somente mais empregos mas também divisas por meio dos impostos. “É uma conta em que toda a sociedade ganha”, disse, agradecendo novamente pelas oportunidades que a SEDETTEC proporcionou aos contabilistas. “Por meio do diálogo e por uma agenda propositiva, conseguimos avançar muito e foi o que mostrou este relatório”, finalizou. .
Elizabeth Renz
Assessoria de Imprensa ACIST-SL