Congresso da Federasul aplaude cases das ACIs

Cases foram apresentados na tarde de sábado (10) - Foto: Itamar Aguiar/Divulgacão.

Cases foram apresentados na tarde de sábado (10) – Foto: Itamar Aguiar/Divulgacão.

A programação do 12º Congresso da Federasul também incluiu a apresentação de cases desenvolvidos pelas Associações Comerciais de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O vice-presidente da entidade, Álvaro Link, falou que as experiências representam a riqueza, convergência e sinergia das ACIs. Dos 14 cases inscritos, sete foram selecionados com base no ineditismo, impacto na sociedade e retornos financeiros. “O que essas Associações fazem de forma voluntária para demonstrar o RS que dá certo”, pontuou Link. A presidente da Federasul, Simone Leite, disse que o novo desafio das ACIs é fortalecer os núcleos dos Jovens e Mulheres Empresárias.

Canoas

A entidade de 76 anos apresenta o Núcleo da Mulher Empresária, formado desde novembro de 2003. O Núcleo conta com a participação de 31 empresas de diversos segmentos e busca fortalecer os negócios de empresas canoenses dirigidas por mulheres, além de estimular o desenvolvimento de habilidades diversificadas. O grupo se reúne a cada 15 dias para discutir temas ligados à capacitação e relacionamento profissional. Dentre os principais eventos desenvolvidos estão a Vitrine de Negócios, Netoworking Time e a Semana Global do Empreendedorismo.

Cachoeirinha

A Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC) apresenta o Núcleo Multissetorial de Mulheres Empreendedoras. Com o objetivo de aperfeiçoar estratégias, ações e técnicas de marketing das empresas participantes, o Núcleo, criado em agosto de 2013, iniciou os trabalhos com a participação de 30 empresas. O sucesso incentivou a criação do segundo núcleo, em setembro de 2015, que já conta com a participação de mais 10 empresas. O Núcleo Multissetorial é focado em aproximar e capacitar empreendedores, promovendo o associativismo e favorecendo o desenvolvimento de empresas.

Montenegro / Pareci Novo

A EXPOACI é a Feira de Negócios voltada exclusivamente aos filiados da Associação Comercial e Industrial de Montenegro.  O evento projeta as empresas participantes para todo o Vale do Caí e cumpre a sua meta de ampliar as relações e negócios a cada edição. Na primeira foram contados 1500 visitantes que conferiram a produção local nos 47 estandes. Já na última edição o número saltou para 3500 que circularam entre os 50 expositores. Para a próxima edição está sendo analisada a possibilidade de participação de empresas não associadas e também de outras regiões do Estado com a ideia de ultrapassar as fronteiras em novas negociações.

Teutônia

A Festa de Maio de Teutônia é uma realização da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia (CIC), que nasceu em dezembro de 1999 e conta atualmente com mais de 500 empresas associadas. A Festa acontece a cada dois anos e visa a estimular o turismo, a gastronomia, os negócios e a inovação. O evento ainda consolida a CIC como entidade realizadora, promovendo a prospecção de negócios para empresas regionais.

Encantado

No início dos anos 2000, a Associação Comercial e Industrial promovia encontro de motos, carros antigos, seminários, palestras e eventos envolvendo a comunidade. Mas, as lideranças continuavam inquietas com o entendimento de que era preciso mais, um evento com reconhecimento estadual. Foi neste ambiente que nasceu em 2002 a Suinofest, que apresenta um salão gastronômico diversificado e com alimentos e bebidas de qualidade. Junto, eventos paralelos ajudaram o evento a ganhar um maior destaque como o Festival de compras, a Feira da Agroindústria Familiar, seminários, eventos culturais e Suinokids. Além do novo posicionamento, o evento passou a ser reconhecido como a Festa da Família.

Santiago

O Centro Empresarial de Santiago apresenta o case “Santiago crescemos juntos”. O projeto consiste na unificação de todos os produtos e serviços ofertados pela entidade. O resultado foi uma maior profissionalização operacional e também a ampliação e fidelização do quadro de associados. O Centro empresarial ainda mantém a Agência de Desenvolvimento em parceria com o poder público e privado e o Projeto Empreender.  

Rolante e Riozinho

O sucesso de uma comunidade depende da sua habilidade em se adaptar à dinâmica local, nacional e internacional da economia. Com propósito de pautar iniciativas para o desenvolvimento e atuar frente ao Planejamento Estratégico de Rolante, iniciou em abril de 2015, o Programa de Desenvolvimento Econômico Local-DEL. O processo busca uma aproximação estratégica entre o poder público e a comunidade empresarial com os diálogos com a municipalidade. A metodologia do programa DEL pretende fortalecer a capacidade local das comunidades, melhorar o ambiente para investimentos e aumentar a produtividade e competitividade dos negócios locais, dos empreendedores e dos trabalhadores.

Patrocinadores:

Patrocinador Master: Banco Agiplan

Patrocinadores: CMPC Celulose Riograndense, Icatu Seguros, Sebrae, Gerdau

Apoiador: Ciee-RS

PUBLICADO EM: 10 de setembro de 2016