Tradicional evento de networking da ACI marcou as comemorações dos 113 anos da Dale Carnegie

Em um cenário corporativo cada vez mais digitalizado e influenciado pela Inteligência Artificial, a edição extra do “Café Empresarial” da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul abordou um tema focado na importância das relações interpessoais: “Resultados Extraordinários com o Poder das Conexões Humanas”. O evento, realizado na manhã desta quinta-feira (23), na sede da ACI, trouxe o especialista Henrique Santos, instrutor da Dale Carnegie na região, para debater como aprimorar as relações com as pessoas e alavancar o sucesso dos negócios. A inciativa, realizada em parceria com a Dale Carnegie, marcou também as comemorações dos 113 anos da organização.


Na palestra, Henrique Santos partiu da premissa de que “quem garante o resultado são as pessoas”. Por isso, grande parte das informações apresentadas no encontro foi vivenciada através de dinâmicas com os participantes.
Responsável pela Dale Carnegie nas regiões Centro Serra e Vale do Rio Pardo, o instrutor alertou sobre o foco excessivo em números e resultados, um erro comum no ambiente de trabalho, que pode levar o líder a se distanciar da equipe, muitas vezes “atropelando as pessoas” ou andando em um ritmo que compromete o engajamento.
“Um grande desafio hoje, quando a gente fala de liderança, é nós realmente conhecermos e entendermos o que move a outra pessoa”, explicou Santos. Não estabelecer essa conexão, observa, faz com que muitas vezes o líder se distancie da sua equipe. “Quando a gente começa a conectar as pessoas e entender o motivo pelo qual elas se movem, o resultado passa a ser diferente.
“Foco no “Ser”
A Dale Carnegie propõe uma solução que vai além de “fazer diferente”. O caminho para o verdadeiro engajamento, segundo Santos, exige uma mudança interna no líder, uma transformação no “ser” para que ele consiga sentir o outro de uma forma diferente e perceber a realidade dos seus colaboradores, evitando a desmotivação e a geração de “sabotadores” dentro do time.
Quanto ao papel do líder junto à equipe para a construção de melhores resultados, o instrutor destacou como habilidade fundamental saber ouvir verdadeiramente e se interessar pelo outro, que são princípios da Dale Carnegie. O grande erro, segundo ele, é querer falar muito sobre si – seus resultados, seus feitos – em vez de parar para ouvir o colaborador ou o parceiro. Essa falha compromete a criação de conexões autênticas, essenciais tanto nas parcerias externas quanto no relacionamento interno com a equipe.
O palestrante fez ainda uma observação sobre a comunicação, ressaltando que ela deve ser simples. “Muitas pessoas comunicam com base na própria percepção e tentam usar uma linguagem ‘bonita’ ou ‘rebuscada’, o que, ironicamente, afasta em vez de conectar,” advertiu.
Para quem busca se aprofundar no tema, Henrique Santos sugeriu o treinamento Dale Carnegie Course ou, como pontapé inicial, a leitura do clássico “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”
Evento consolidado
Roberta Pereira, diretora executiva da ACI, destacou que a escolha do tema não foi aleatória. “O Café Empresarial vem promovendo uma “costura de temas” que recentemente abordaram presença em mídias sociais, inteligência artificial e marketing digital. A pauta das conexões humanas é trazida, agora, como o pilar que sustenta todo o avanço tecnológico”, observou.
A expectativa da ACI, segundo ela, é que os participantes levem os insights do evento e promovam uma “virada de chave” para a aplicação prática do conhecimento, que “irá reverberar na comunidade e no desenvolvimento dos negócios locais”.
O Café Empresarial tem periodicidade mensal é dirigido a associados e aberto à comunidade. Com quase duas décadas de existência na programação da entidade, busca ser um momento de conexão, troca de experiências e inspiração.
O evento conta com o patrocínio do Antigo Bistrô, Bitencourt Seguros, Cindapa, Dinda Card, Gazeta Grupo de Comunicações, Himarte, Lisaruth, Unisc e Wizard.