Evento da CIC Teutônia ocorreu nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (13) a CIC Teutônia realizou a 4ª edição do seu Almoço Empresarial em 2023. Com o tema “Olhar no papel e olhar na câmera”, a palestrante foi a jornalista Magda Beatriz, apresentadora do Atualidades Pampa. De maneira direta e descontraída, ela falou do “mundo” da comunicação, da sua trajetória profissional e das “armadilhas” das redes sociais.
“Comunicação é tudo, vai da postura à vestimenta, ao uso das mãos e do corpo e à forma de se expressar. Comunicação sempre teve importância, mas no atual momento, em que as coisas estão tão confusas com as fake news, eu ainda acredito que a TV e o rádio são os mais sérios. Nas redes sociais não interessa falar o que é verdade ou mentira, o foco é a busca por likes e seguidores. E nesse caminho, onde ficou a credibilidade?”, ponderou Magda.
A jornalista frisou que não se considera a pessoa mais adequada para falar das redes sociais. “É um outro universo, não consigo comparar o que faço na TV com redes sociais. Nesse ambiente virtual as pessoas querem ver o cabelo, o que comemos. O que faço na televisão interessa a outro tipo de público, numa relação ‘olho no olho’. Eu respeito as redes sociais, apesar de não usar muito e considerar algo fugaz, por mais que se tenha milhares ou milhões de seguidores. Cada um tem o seu espaço, há pessoas que se inventaram, deram certo e são o que são pelas redes sociais. Eu também participo com algumas coisas, tenho alguma exposição, mas não é algo que eu gosto”, frisou.
Retomando o tema credibilidade, Magda avaliou que as pessoas têm certa dificuldade para entender o que são as redes sociais e como são diferentes dos meios de comunicação convencionais. “Isso tem muito a ver com a credibilidade. Eu gosto da televisão e do rádio, pois sou eu que estou dizendo as coisas, dando a minha opinião, e ninguém está dizendo por mim. Sou verdadeira, inteira e certeira. Nas redes sociais podemos vender algo com uma imagem ou uma escrita que talvez não seja a realidade”, alertou.
Respondendo perguntas dos empresários, também falou sobre empreendedorismo. “Ser empreendedor é algo nato das pessoas. Todos somos empreendedores, especialmente se fazemos o que gostamos e sabemos o que queremos. Na minha carreira, encontrei as oportunidades e as oportunidades me encontraram. Na vida precisamos ousar e assumir alguns riscos, descobrir qual é o seu talento. Por isso, não desistam”, concluiu.
Próxima edição
A próxima edição do Almoço Empresarial da CIC Teutônia está agendada para o dia 17 de agosto, às 11h45min. Com o tema “A história de empreendedorismo do Di Paolo”, o palestrante será Paulo Geremia, que, em 1994, ao lado do irmão Roberto e mais seis funcionários, concretizou um sonho ao inaugurar o espaço gastronômico Giuseppe, na Serra Gaúcha, hoje Di Paolo.
Os eventos contam com o patrocínio de 3F1B Móveis Estratégicos, Marcauten Registro de Marcas, Certel, Reinigend, Colégio Teutônia, Sicredi Ouro Branco, Cooperativa Languiru, Unimed VTRP e Univates, com o apoio de Grupo Popular.
TEXTO – Leandro Augusto Hamester