Uma das grandes dificuldades do ser humano é falar em público. Também é um dos grandes medos da humanidade. Débora Brum, que falou sobre Comunicação Assertiva disse que comunicação é poder. Quando feita, constrói pontes.

Comunicação é uma habilidade que se aprende e gera conexão humana. A voz, por exemplo, demonstra segurança ou insegurança, através da velocidade de fala apresentamos ansiedade. Até o silêncio comunica.
Autora de dois livros (Comunicação Assertiva e Lugar de Mulher é no Topo do Mundo), ela falou sobre a percepção que as pessoas tem das dificuldades de falar em público e disse que dos 4 tipos de comunicação, 3 nos prejudicam:
A comunicação passiva acontece quando a gente fica com medo das críticas, de não agradar. Ela acontece por omissão, submissão e vitimização.
A comunicação agressiva gera impacto negativo porque o foco é em si e ser sincera nem sempre é ajudar, é agressividade. Mostra uma desconexão total. Muitas vezes não são as palavras, mas a linguagem corporal.
A comunicação passivo-agressiva traz ironia, deboche, sarcasmo, cinismo…
A comunicação assertiva é aquela que eu penso e falo, consegue dizer o que pensa, é sincera e transparente, passa confiança e domínio. Depende também de controlar as emoções.
Depois de um tempo dado para que o auditório se apresentasse com seus vizinhos, Débora disse que é preciso pensar no que dizer, planejar o que vou dizer e praticar o que é preciso melhorar, treinando, Pense, planeja e pratica.
E encerrou lembrando que Comunicação tem que SER (sucinta, específica e relevante).