
Integrantes dos Núcleos do Comércio Varejista de Encantado – COVENC e Mulheres Empreendedoras – SuperAção da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) participaram do Evento Pós-NRF 2025, promovido pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) em Porto Alegre.
A programação realizada na terça-feira, dia 18, teve como tema “Game Changer” e abordou as ideias inovadoras e soluções disruptivas vivenciadas pela comitiva da entidade durante a NRF Retail’s Big Show realizada em janeiro, em Nova Iorque. A NRF é um evento de referência mundial para entender as tendências que moldam o futuro do varejo.
A proprietária da loja Pincelão e vice-coordenadora do Núcleo do Comércio Varejista, Mariele Schmitt, destacou a importância da participação. “Foi uma experiência valiosa. O evento me proporcionou uma nova perspectiva sobre o comércio, trouxe ideias inovadoras e insights sobre mudanças que posso aplicar na minha loja. Acredito que para todos os participantes, especialmente aqueles que atuam no comércio, a vivência foi essencial para nos prepararmos para receber os clientes de maneira humanizada, atraindo-os para o nosso comércio”, afirmou.
A proprietária da Vale Verde produtos naturais e a vice-coordenadora do SuperAção, Makeli Secchi, destacou temas referentes à tecnologia, especialmente a inteligência artificial, que pode otimizar processos e personalizar experiências. “O papel dos vendedores está evoluindo para algo além da simples venda. As lojas físicas também estão sendo ressignificadas, deixando de ser apenas espaços de compra para se tornarem ambientes de experiência e acolhimento. Para que a inovação faça sentido, ela precisa estar conectada aos valores da empresa e à escuta ativa do consumidor”, detalhou.
Makeli também ressaltou o valor do vínculo pessoal durante esses encontros. “A viagem até o evento é muito rica em insights. A conversa sobre diferentes assuntos cria laços entre as nucleadas e, por vezes, traz soluções para os problemas de nossas empresas. É o vínculo físico mostrando mais uma vez a sua importância. Em um mundo tão digital, sempre é ótimo saber que podemos contar com pessoas”, finalizou.
Após o evento, os 16 integrantes da comitiva da ACI-E visitaram o Instituto Caldeira, um hub de inovação que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e o poder público, gerando um movimento transformador no ecossistema de tecnologia e inovação.
PUBLICADO EM: 27 de fevereiro de 2025