Comissão SL + Segura conhece os indicadores do GESeg

Autoridades destacam a importância do Boletim de Ocorrência

 

Nesta segunda-feira, 13, a ACIST-SL, por meio da Diretoria de Segurança Pública, promoveu a reunião mensal da Comissão São Leopoldo + Segura, que contou com a participação de representantes de diversos órgãos públicos. A pauta principal foi a relevância dos  indicadores obtidos por meio do Sistema GESseg,  que permite aos operadores de segurança em nível de gestão acompanhar em tempo real a origem e tipo de ocorrências. O delegado Eduardo Hartz, titular da 3ª Delegacia Polícia Regional Metropolitana, destaca que estes dados são objeto de reuniões mensais junto aos órgãos de segurança e aos atores da percepção penal, contribuindo para a tomada de decisões. “Conseguimos diagnosticar as regiões, horários de pico e o tipo de crime e atuamos a partir deste diagnóstico. Vem daí a importância da população em fazer os boletins de ocorrência”, ressalta, pois é a partir deles que o Sistema é alimentado.

Como exemplo, Hartz pontuou o roubo a pedestres em São Leopoldo. Em 2017, foram 1.818 ocorrências, em 2022, foram 721 e em 2023 – de janeiro a 12 de março, foram informados 99 fatos. “Observa-se a queda histórica e também os efeitos de medidas como maior policiamento nas regiões de maior incidência”, ilustra.

O titular da 3ª DPRM também anunciou que o órgão estabeleceu como uma das prioridades para 2023 a atenção ao roubo a estabelecimentos comerciais e de ensino. “O GESeg apontou que houve um pico nos primeiros meses do ano, o que gera insegurança tanto para funcionários como consumidores e rede escolar. 

O presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, ressalta a importância de unir os diversos agentes de segurança que atuam no município, a exemplo da presença de representantes do Ministério Público e do Fórum Municipal. A mesma opinião tem Rogério Daniel da Silva, diretor de Segurança Pública da Entidade e presidente do CONSEPRO. “A Segurança Pública é uma das bandeiras da Associação, que sempre apoiou e contribuiu para um ambiente mais seguro na cidade”, disse. Ele ressalta que no próximo dia 31 de março, os dados atualizados do setor serão divulgados durante a apresentação do Boletim Socioeconômico Trimestral. O evento acontece na ACIST-SL, durante café da manhã aberto a associados, convidados e imprensa.

Participaram do encontro desta segunda-feira, Jacson Peixoto Nunes, chefe da 1ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, Jaqueline Hofler, juíza da 5ª Vara Cível, André Serrão, delegado da 2ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, Marcela Romero, representando o Ministério Público, Jacqueline Bervian, ju~iza de Direito, Mauro Peil Martins, juiz e diretor do Fórum de São Leopoldo, de Direito, os integrantes do CONSEPRO Sérgio Dienstmann, Regina Osinski, Antonio Marcos de Oliveira e Clóvis Perraro, o 1º sargento do Corpo de Bombeiros, Tiago Gonçalves e a gerente executiva da ACIST-SL, Maiara Fangueiro.

 

Sobre a Comissão:

A Comissão São Leopoldo + Segura foi criada pela Diretoria de Segurança Pública da ACIST-SL em junho de 2019, seguindo uma das bandeiras da entidade, que é a Segurança Pública. Seu objetivo é ser um grupo de trabalho pequeno e ágil, com o propósito de deixar a cidade mais segura, integrado por todas as instituições locais relacionadas à área, como Guarda Civil Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Delegacias de Polícia Civil,  CONSEPRO, dentre outros. Atua sob os pilares Integração, Expertise e Recursos Financeiros, iguais aos estabelecidos pelo PISEG –  Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública.

O grupo reúne-se mensalmente, quando todos os integrantes relatam seus projetos, desafios e resultados.

PUBLICADO EM: 15 de março de 2023