CIC Teutônia registra 94,58% em diagnóstico do programa nacional de Melhoria da Representatividade das MPEs e avança em melhorias de gestão

A CIC Teutônia recebeu, nesta terça-feira, 20 de janeiro, o consultor Márcio Pessolo, de São Paulo, para uma reunião do Programa Melhoria da Representatividade das MPEs. O encontro marcou a devolutiva e o feedback do diagnóstico aplicado na entidade, dentro do modelo previsto pelo programa, uma iniciativa nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o Sebrae, que contempla acompanhamento das ações até a metade do ano.

O Programa de Melhoria da Representatividade das MPEs tem como objetivo fortalecer associações comerciais e empresariais, elevando o patamar de gestão e ampliando a capacidade das entidades de gerar valor aos associados, apoiar micro e pequenas empresas e reforçar a representatividade do setor. A metodologia envolve etapas de sensibilização e capacitação de lideranças, diagnóstico organizacional, planejamento estratégico e implementação de melhorias, além de avaliações que podem resultar em selos de reconhecimento.

Dentro desse formato, a CIC Teutônia passou pelo diagnóstico nos meses de novembro e dezembro, com 120 questões que devem ser respondidas e acompanhadas de evidências para validação. Ao final, a entidade alcançou 227 pontos de um total de 240, o que representa 94,58% de desempenho, posicionando a CIC como referência em nível estadual e nacional.

Durante a reunião, o consultor destacou o desempenho da entidade e o histórico de trabalho desenvolvido. “Já atuo no associativismo há mais de 20 anos e tive a oportunidade de conhecer inúmeras entidades pelo Brasil. Vocês são exemplo. Das 36 entidades que estou atendendo neste momento no programa, vou levar a CIC como referência”, afirmou Márcio Pessolo.

Como próximos passos, a CIC realizará a revisão do planejamento estratégico com a diretoria, considerando também a análise da pesquisa de satisfação e necessidades aplicada recentemente junto aos associados. A atividade buscará identificar pontos fortes, pontos de melhoria, oportunidades e ameaças, orientando prioridades e ações para o período. O encontro com diretoria e equipe está marcado para o dia 26 de fevereiro, das 19h às 21h, na sede da CIC, com prazo de envio do planejamento ao consultor até o fim de fevereiro.

Participaram da reunião com o consultor a diretora executiva da CIC Teutônia, Carina Schulte Bolfe, e o gerente financeiro e de eventos, Alexander Blömker. Entre os principais objetivos do programa estão a fidelização e conquista de novos associados, a implantação de novos serviços, a promoção de melhorias na gestão e a preparação da entidade para o futuro.