Por meio do Sistema ECO, criado pela CACB, as vantagens vão desde a facilidade no intercâmbio de mercadorias a isenção do Imposto de Importação
Na manhã desta sexta-feira, durante o Congresso da Fedrasul, em Canela, o executivo de Comércio Exterior e Certificação de Origem da CACB, Francisco Gimenez Soler ministrou a palestra “Certificado de Origem e suas Regras de Origem”.
Em virtude do estreitamento das relações internacionais entre empresas brasileiras e companhias estrangeiras, o Documento de Origem, que muito além de uma ferramenta de organização, possibilita a redução ou isenção dos produtos comercializados entre o Brasil e países parceiros. Para Francisco Gimenez ” a importância da Certificação é o benefício que ela traz diretamente à economia do Brasil. O país ganha e a roda da economia gira. Desta forma, as empresas exportadoras são beneficiadas através de ganhos em competitividade no preço final do produto”.
Atualmente a homologação da certificação às empresas associadas a Federasul e demais Federações estaduais ou CACB, ocorre por meio do Sistema ECO, plataforma online de emissão de Certificados de Origem Digitais que proporciona aos usuários a obtenção destes documentos. Conforme Gimenez “o objetivo é facilitar o dia a dia das empresas exportadoras brasileiras, oferecendo uma plataforma que seja ágil, segura e com redução dos custos operacionais”.
Mais informações podem ser obtidas junto à área de Comércio Exterior da Federasul, que disponibiliza serviços de orientação especializados sobre os procedimentos para emissão do Certificado de Origem e assessoria do sistema ECO on-line.