Nesta quarta-feira(13), no Campo Experimental da Cotrijuc, ocorreu a 11ª Abertura do Plantio de Soja no Rio Grande do Sul, com a presença ilustre do Vice-Governador Ranolfo Vieira Júnior. O evento faz parte do calendário de eventos do município e do Estado desde 2010. A cerimônia foi uma realização da Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Cotrijuc, Sindicato Rural e ACCIJUC.
Por volta do meio-dia, o Vice-Governador e toda a sua comitiva chegaram a Júlio de Castilhos, onde visitaram o Gabinete do Prefeito e em seguida foram almoçar. No almoço, já estavam presentes algumas autoridades que participaram do evento, como prefeitos da região e Deputados Estaduais e Federais.
Por volta das 14 horas, as autoridades começaram a chegar no Campo Experimental da Cotrijuc, onde ocorreu a cerimônia. A mesa de honra foi composta, além do Vice-Governador, pelo Prefeito de Júlio de Castilhos Bernardo, Presidente da Cotrijuc Caio Vianna, Presidente da Câmara de Vereadores de Júlio de Castilhos Antônio Derlei da Silva(Franja), Presidente da Accijuc Júlio Batistella, Vice-Presidente da Farsul Elmar Konrad, Secretária Municipal de Agricultura+ de Júlio de Castilhos Ana Paula Alf Lima Ferreira, Diego Aquino, Coordenador Regional da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, representando a Secretária Estadual de Agricultura+ Silvana Covatti, Presidente do Sindicato Rural e Secretário Municipal de Obras+ de Júlio de Castilhos Rodrigo Siqueira.
Após abertura do Protocolo, feira pelo Gerente de Desenvolvimento Humano e Marketing Evandro Leão de Freitas, foi aberta a fala para as autoridades. Alguns destaque foram:
“O complexo Soja é hoje no Brasil o produto número um na pauta da exportação brasileira.” Disse Caio Vianna.
“Vocês tem feito aqui, uma política de produção de resultados, uma sintonia entre Câmara de Vereadores e Prefeitura que eu não vi nenhum município do estado. Integralmente voltada às necessidades da população, fato pelos quais vocês foram eleitos.” Disse Pedro Westphalen.
“Da referência que nós fizemos no estado do RS a partir do plantio de soja para todo o estado aqui no município de Júlio de Castilhos, isso não é de graça, isso é pela representatividade, pela produtividade e pelo esforço de cada produtor.” Disse Lucas Redecker.
“O produtor rural faz sim a sua parte. Nós temos só 100 mil hectares plantados e somos o 2 maior produtor de soja. Passamos na média do estado em produtividade.” Disse Bernardo.
Ainda o Prefeito de Júlio de Castilhos, um dos anfitriões do evento, lembrou de todo o processo que inicia agora e termina na casa de bilhões de pessoas no mundo todo.
“Uma lavoura bem nascida é metade da colheita. Então o produtor rural, com os elevados custos, da maneira que estamos atravessando esta situação financeira, não pode errar.” concluiu Bernardo
O último a falar foi o Delegado Ranolfo, que mostrou-se otimista com o ciclo que inicia.
“A expectativa para esse plantio da soja no RS, que inicia de de maneira oficial hoje, a expectativa é muito boa, muito positiva.” Explicou o Vice-Governador do Rio Grande do Sul.
Após todas as falas, as autoridades dirigiram-se para as plantadeiras, no ato final de semeadura do grão da Soja
A Soja em Júlio de Castilhos
Júlio de Castilhos é destaque na produção da soja em termos de volume produzido, conforme dados confirmados pelo IBGE, com uma produção mínima estimada de 400,3 mil toneladas por ciclo produtivo. Considerado o segundo maior produtor de soja no estado.
Na safra de 2020/2021, com produção de 100.000 hectares, apresentou os seguintes resultados:
– Em uma área de 98.800 hectares, no sistema sequeiro, observou-se uma média geral de produtividade de 59 sacas por hectare;
– Em uma área de 1.200 hectares, com a utilização de irrigação, teve-se rendimento médio geral de 80 sacas por hectare.
Vale ainda destacar, que a média castilhense está à frente do RS, a qual, segundo dados da Emater/RS, fechou em 55 sacas por hectares.
O evento que marca o “início do plantio da cultura da soja no Estado” que tem como objetivo desenvolver, despertar, cultivar e fomentar as relações interpessoais, a cultura e a economia, através de uma festividade instituída nos termos da Lei municipal nº 2.870, de 19 de maio de 2011. Reconhecendo a importância deste ato, o Governo do Estado, através da lei nº13.806 de 7 de outubro de 2011 incluiu no calendário oficial de eventos do estado do Rio Grande do Sul, sendo o início do plantio da soja a ser realizado anualmente em Júlio de Castilhos. E neste ano chegamos a 11ª Edição da Abertura Oficial do Plantio da Soja do estado do Rio Grande do Sul.
Foto: Vice-presidente da Cotrijuc Estanislau Quevedo, Vice-presidente da Farsul Elmar Konrad, Presidente da Cotrijuc Caio Vianna, Secretária Municipal de Agricultura+ Ana Paula Ferreira, Deputado Federal Heitor Schuch, Presidente da Câmara de Vereadores Antônio Derlei da Silva, Vice-governador Ranolfo Vieira Jr., Prefeito Bernardo Dalla Corte, Presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos Júlio Batistella, Secretário Municipal de Obras+ Rodrigo Siqueira, Coordenador Regional da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Diego Aquino, Rainha do Município Ana Lívia Almeida, Deputado Estadual Valmir Zanchin, Deputado Estadual Pedro Pereira e Deputado Federal Lucas Redecker (da esquerda para a direita)
Fonte e Foto: Prefeitura Municipal de Júlio de Castilhos.
Leia mais AQUI!