Na noite de 04/09, no auditório da Superintendência do Sicredi, foi promovido pelo Centro Empresarial de Alegrete com o apoio Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – FEDERASUL, a palestra sobre os Desafios da Sucessão Empresarial nas Empresas Familiares e Proteção Patrimonial, pelo empresário e executivo, Fernando Vilarinho.
Para um público de 90 empresários de diversas áreas, o palestrante falou sobre a atuação das empresas familiares no mundo, ressaltando que somente nos Estados Unidos, das 400 maiores empresas americanas, 288 são familiares. Esse fenômeno da predominância de empresas familiares acontece não somente no Brasil, mas em países como México, Estados Unidos e na Europa. O que muda em cada região é a característica das famílias bem como a forma como elas se relacionam entre si, mas a predominância é de empresas familiares, acentuou o palestrante.
Em sua palestra, Vilarinho definiu que a propriedade rural também é uma empresa familiar. Se nos Estados Unidos, uma em cada dez empresas familiares chega na terceira geração, no Brasil, essa proporção passa de uma para cada trinta empresas. Alertou que problemas de gestão ou sucessão quebram ou levam ao declínio empresas muito mais do que problemas mercadológicos, cambiais ou carga tributária.
Fernando Vilarinho disse que, se nas grandes empresas há problemas de tecnologia, inovação e questões econômicas, nas empresas familiares, além de todas essas questões, há a relação entre seus membros, já que administrar uma família não é fácil. Mas deixou um pensamento positivo de que o futuro das empresas familiares é de continuar operando e gerando empregos.
Ao final, o palestrante colocou-se à disposição do público, conversou com empresários e recebeu um mimo da direção do Centro Empresarial em gesto de agradecimento.
Fernando Vilarinho, está disponível (mediante agenda) para palestrar nas Associações a partir da parceria do Banco de Palestras FEDERASUL.
Texto e fotos pela assessoria de imprensa do Centro Empresarial de Alegrete.