Considerada um diferencial de mercado, a implantação de Secretarias de Governança começa a ganhar espaço nos ambientes empresariais. A intenção é garantir que todos os processos ganhem maior transparência e que os públicos de interesse sejam contagiados com as políticas e o horizonte definido como estratégico. Ao apostar na tendência, o Meeting Jurídico promovido pela Federasul nesta quinta-feira (25/08), abriu espaço para o lançamento do “Caderno de Governança Corporativa – Boas práticas para a Secretaria de Governança”, editado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
O caderno possui 42 páginas e integra uma série de publicações feitas pelo Instituto sobre o tema. Nele são encontradas orientações sobre os ambientes legal e regulatório, além de ferramentas que são adotadas pelo setor. Também sugere o perfil e as competências requeridas para o profissional, assim como o seu posicionamento na estrutura organizacional.
A mediadora do evento e integrante do IBGC, Doris Wilhelm, ressaltou que o grande desafio da Governança Corporativa é entrar no DNA e na cultura das empresas e transformar valores. Para a debatedora e coordenadora da Comissão da Secretaria de Governança do IBGC, Gisélia Silva, a atuação do profissional está pautada em provocar questionamentos e ser o guardião da transparência e equidade. Sempre avaliando os riscos, estratégias e a sustentabilidade da empresa.
Na mesma oportunidade foi apresentada a experiência da empresa Ouro e Prata com a Governança Corporativa. O presidente do Conselho de Administração do Grupo e integrante do Capítulo Sul do IBGC, Sérgio Luiz Fleck, que assumiu o papel de articulador revelou que a confiança entre executivos, acionistas, conselheiros e o público foi o principal valor agregado ao longo dos 11 anos em que foi adotada a técnica. “Conseguimos alinhar a nossa percepção de onde queremos chegar. Todas as decisões são feitas em conjunto sempre com olhar voltado para as próximas gerações”, finalizou Fleck.