A Federasul abriu suas portas para receber representantes de Associações Comerciais e Industriais de diferentes regiões do Estado para um dia de capacitação sobre a Metodologia Empreender. O evento incentivou a criação de Núcleos Empresariais nas ACIs e apresentou os métodos de inscrição dos grupos em editais voltados à capacitação e desenvolvimento do empreendedorismo.
Na oportunidade o coordenador executivo do Empreender na Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Carlos Rezende, destacou que em 2016 os recursos beneficiaram mais de 1600 empresas e em 2017 será oferecido mais R$ 3 milhões aos Núcleos Empresariais que tiverem suas propostas aprovados nos editais.
O Empreender é considerado o associativismo na prática, pois por meio dele é feita a promoção e apoio de ações de melhoria das condições de negócios. A característica principal é que as empresas recebem, nos núcleos setoriais vinculados as entidades empresariais, todo o apoio e capacitação.
Fazem parte da estrutura do projeto a oferta de assistência técnica, capacitações, celebração de convênios, ações de comunicação, além do prêmio Empreender que reconhece as melhores iniciativas. Focado completamente na gestão empresarial, o projeto leva para mais próximo dos empresários a oportunidade de melhorar os processos, produtos e serviços e também ações de empoderamento das mulheres e dos jovens empreendedores. Mais informações podem ser obtidas direto no portal do projeto www.empreender.com.br.
Já para capitanear as atividades do All Invest 5.0, a CACB passou a integrar uma rede de relacionamento empresarial que teve origem na União Europeia. O coordenador executivo apresentou os objetivos do projeto e também as primeiras ações e missões realizadas. “Por meio desta iniciativa é possível fazer intercâmbio de conhecimento e participar de missões e eventos internacionais”, finalizou Rezende.