Sessão Solene, requerida pelo deputado Pedro Westphalen (PP-RS), aconteceu nesta terça-feira (06), em Brasília
A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (FEDERASUL) foi homenageada, nesta terça-feira (06), na Câmara dos Deputados, pelos seus 95 anos de fundação. A sessão solene foi comandada pelo seu solicitante, o deputado Pedro Westphalen (PP-RS), que destacou o importante papel que a sociedade civil tem para a melhoria econômica do país.
“Nestes 95 anos, a FEDERASUL tem sido a voz das pessoas que trabalham, produzem, geram riquezas e proporcionam desenvolvimento econômico e social para mais de 11 milhões de gaúchos. É uma entidade forte e grande protagonista do desenvolvimento do estado”, declarou.
O deputado ainda destacou a atuação da entidade durante a pandemia, o que definiu como elevada, responsável e coerente. Também pontou a realização do Tá na Mesa, que toda quarta-feira debate assuntos importantes com líderes empresariais renomados, os congressos e as jornadas de integração e inovação que a entidade tem realizado.
“A FEDERASUL não é o tipo de entidade que se une apenas para apontar defeitos. Ela está imbuída do espírito de cooperação, ajudando a gerar um círculo virtuoso no Rio Grande do Sul […] é um privilégio recebermos vocês aqui”, disse.
Westphalen leu uma carta enviada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reconhecendo o esforço da entidade, potente na tarefa de integrar trabalhadores e empresários. “Além da inconteste contribuição para o desenvolvimento do Estado. Parabéns à FEDERASUL pelos 95 anos de atuação responsável e bem sucedida. Que essa história seja ainda mais longa e auspiciosa”, escreveu Lira.
“Esta é uma homenagem justa e merecida, pelo que vocês representam ao nosso estado. Meus parabéns ao presidente Anderson e a toda sua Diretoria”, completou o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS).
O deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo), representando a Assembleia Legislativa do RS, também definiu como justa a homenagem realizada, já que a FEDERASUL tem se envolvido em pautas importantes para o Estado, com muita responsabilidade e visão de futuro.
“Sabemos da importância do envolvimento da sociedade civil nos assuntos que discutimos no parlamento e, nesse sentido, a FEDERASUL é uma das entidades mais sérias, influentes e responsáveis do nosso Estado, sem nunca se furtar de emitir sua opinião, seja ela qual for”, elogiou.
O vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Itamar Manso Maciel, destacou a contribuição da entidade para o desenvolvimento sustentável do RS, ao representar cerca de 180 órgãos produtivos, entre Associações Comerciais, Industriais, de Serviços, da Agricultura e da área de Tecnologia, sendo a união das vozes de mais de 80 mil empresas.
“Portanto, hoje devemos parabenizar a FEDERASUL não apenas pelas muitas conquistas que foram alcançadas até aqui, mas, também, pela visão que a entidade tem para os negócios do futuro e por todos os projetos que ainda vai assumir e executar. Tenho absoluta certeza de que os gaúchos estão muito bem representados”, afirmou.
Para encerrar, o presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso, disse que o Parlamento é um símbolo, um pilar da democracia e de nossa liberdade. É por intermédio dele, completou, que buscamos construir um Brasil soberano e próspero. “Este é o lugar da esperança em um futuro melhor. É a casa de todos nós, brasileiros”, lembrou.
Por este motivo, continuou, a sessão desta terça-feira (06) ficará gravada na história da entidade para sempre. Para Anderson, a entidade que, há 95 anos surgiu do ato visionário de pioneiros preocupados em solucionar seus problemas, hoje é a voz do pequeno comércio à grande indústria gaúcha. “Não importa o segmento, todos encontram na FEDERASULl uma representação forte e atuante do setor produtivo do nosso estado”, afirmou.
A FEDERASUL, segundo seu presidente, é uma entidade apartidária, porém política. Que não tem compromisso com partidos, mas sim com princípios e com uma agenda que, efetivamente, contribua para o desenvolvimento da sociedade.
“Foi assim que, representando os mais diferentes setores produtivos, contribuiu para a realização de reformas importantes para o futuro do Rio Grande do Sul. Junto de outros atores, também temos contribuído para colocar o Estado em uma posição de destaque no cenário nacional, quando falamos de inovação e transformação digital”, disse.
O presidente finalizou dizendo que, assim como os parlamentares, a Federação caminha ao lado da sociedade e que é pelo desenvolvimento dela que a entidade dedica seu tempo e seu trabalho. “E é pelo Rio Grande do Sul que a FEDERASUL vai seguir atuando. Sempre em defesa de quem trabalha, de quem produz, gera riqueza e faz nosso país crescer. Sempre ao lado de quem constrói o Brasil que dá certo”, finalizou.