Entidade mobiliza associados, em especial comerciantes, industriários, prestadores de serviço e população em geral a participarem da iniciativa em sua 10ª edição

O aquecedor de casa que não esquenta mais; o computador do escritório, ultrapassado e já encostado no canto da sala. O óleo da cozinha da padaria que não frita mais; ou mesmo aquela quantidade incrível de pilhas sem energia ou garrafas vazias do bar. Exemplos de materiais em geral que não podem e não devem ir para o lixo comum, mas que nem sempre comerciantes, industriários, prestadores de serviço e a população em geral sabem onde e como se desfazer.
Pois uma nova oportunidade para isso está agendada para o próximo sábado, dia 05 de julho. A 10ª edição do “Dia D – Descarte”, que conta com o apoio da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis), será realizada pela manhã, das 9h às 11h30min, em frente à Praça Menna Barreto. Na ação a população em geral poderá descartar corretamente materiais eletrônicos, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas e vidros. A entrega ocorrerá em formato drive thru, facilitando o acesso da população e evitando filas. Caso não seja um volume grande, basta abrir o vidro do carro e entregar para a equipe de apoio. Todos os itens serão encaminhados às empresas especializadas e apoiadoras da causa, para o tratamento e reaproveitamento adequado: Reciclus, Grupo Fasa e Moraes e Maia.
Conscientização
A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Estrela, por meio da Sala Verde Manoel Pontes Ribeiro Filho, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Sustentabilidade (Seplas) – Departamento de Meio Ambiente. O objetivo não é apenas factual, ao proporcionar agora o descarte, mas reforçar a conscientização e sensibilizar a comunidade sobre a importância da destinação correta dos resíduos especiais e seu impacto direto na preservação do meio ambiente, na saúde pública e na qualidade de vida.



Para o diretor executivo da Cacis, Paulo Finck, a ação é um reforço em uma causa com vários objetivos. “Praticamente todos têm a consciência que não se deve descartar uma pilha no lixo comum. Mas é necessário sensibilizar a estes para que realmente não façam isso, e que se dê oportunidades para tanto. O ‘Dia D’, que assim como outras causas têm o apoio da Cacis, é uma data especial para esta destinação, e igualmente para reforçarmos a conscientização de que o cuidado com o armazenamento destes materiais e o consequente descarte correto deva fazer parte da rotina diária de todos, seja em seus locais de trabalho, com funcionários, clientes e outros, seja em casa, com família e amigos”, frisa. “Temos muitos dos sócios que, até por trabalharem com certos materiais, já possuem na sua rotina um sistema de destinação correta para os mesmos e até obtém alguma compensação com isso, mas é necessário ampliarmos essa gama.” Em caso de tempo instável o evento pode vir a ser transferido.
______________________________________________
Fonte: Rodrigo Angeli/AI Cacis fotos: arquivo