Banrisul, Badesul e BRDE falaram no Tá na Mesa, sobre desenvolvimento econômico e as medidas adotadas em função da tragédia do Vale do Taquari
O Vale do Taquari foi um dos temas em destaque dos dirigentes de bancos estatais do RS no Tá na Mesa desta quarta (27). Taxas de juros também foram protagonistas, especialmente porque há uma boa perspectiva para 2024, com juros menores, o que ajuda a alavancar a economia e impulsiona os investimentos. Outro ponto abordado foi a defesa firme da importância do Banrisul para o Estado e da não privatização, que esteve presente na fala do seu presidente, Fernando Lemos.
Convidados para falar sobre a participação das instituições financeiras no desenvolvimento Rio Grande do Sul, três dirigentes – presidentes do Banrisul, Fernando Lemos, do Badesul, Cláudio Gastal e vice-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Junior – mostraram as atuações de seus bancos com números e perspectivas.
O vice-presidente do BRDE contou a história do banco e seu papel no fomento da economia do sul do País . Ele informou que o BRDE deverá fornecer até R$ 12 bilhões para investimentos no período de 2019-2026. O montante abarca setores como agronegócio, indústria, energia renovável e inovação.
Já o presidente do Badesul, Cláudio Gastal, apresentou os números da instituição no período 2019-2022, com destaque para os investimentos públicos, bem como cases de sucesso que contaram com crédito do banco. “Queremos ressaltar nossa satisfação de fazer parte desse grupo, junto com Banrisul e BRDE, de agências e bancos que buscam o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul”, afirmou Gastal.
Finalizando as apresentações dos convidados do Tá Na Mesa, o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, fez um discurso de defesa da importância do banco gaúcho para o Estado, afirmando que pela instituição passa cerca de 40% da economia gaúcha. “O Banrisul é um patrimônio não por seus negócios, é um patrimônio por causa da indução que faz na nossa economia e na nossa gente”, ressaltou.
Homenagens
Nesta edição do Tá na Mesa, foram homenageados o próprio Banrisul, que completa 95 anos. Também recebeu homenagem a Associação Comercial e Industrial de Jaguarão – ACIJ – pelos 135anos, representada por seu presidente, Valdo Nunes. O presidente Rodrigo Sousa Costa entregou as placas das homenagens.