O Nível de Atividade de São Leopoldo retraiu 2,1% no 4º trimestre de 2023, frente ao mesmo trimestre do ano anterior. É o que revela a 23ª edição do Boletim Socioeconômico Trimestral produzido pela ACIST-SL e apresentado nesta sexta-feira, 23.
O índice foi elaborado pelo Grupo de Pesquisa Competitividade e Economia Internacional da Unisinos, que utilizou quatro pilares: arrecadação municipal (impostos sobre a produção e a circulação); geração de emprego formal (estoque do emprego formal e a diferença entre as taxas de variação do salário médio dos admitidos e dos desligados); Efeito Brasil (IBC-BR) e Efeito Rio Grande do Sul (IBCR-RS).
Segundo o economista Marcos Lélis, coordenador técnico do Boletim, a queda do desempenho foi decorrência da diminuição da arrecadação municipal e da redução dos empregos formais. Ele ressalva que o município teve um crescimento médio de 0,6% ao longo de 2023.
O saldo de admitidos menos desligados no município de São Leopoldo foi de menos 1.278 vagas criadas no 4º trimestre de 2023. No mesmo período de 2022, o saldo também havia sido negativo em 625. A estimativa é que o município tenha empregado no período 53.967 pessoas.
As exportações também tiveram desempenho negativo no quarto trimestre. O faturamento ficou 6,3% menor em comparação com o mesmo período de 2022, o que significou US$ 126,1 milhões em divisas.
Os produtos que mais registraram redução de embarques foram motores de pistão (-37,8%), bombas e compressores (-46,1%), alimentos para animais (-11%) e armas & munições (-4,3). Estas últimas participam com 29% do total exportado pelo município.
Por outro lado, alguns setores apresentaram recuperação, como couros (87,9%) e artigos de borracha (217%) Países de destino – Os Estados Unidos são os principais compradores dos produtos leopoldenses. Tiveram uma participação de 40,5% mas reduziram em 7,8% o volume de compras no quarto trimestre de 2023.
A China vem em segundo lugar, com 8,5% de presença e alavancou as aquisões em 140,8% no período. México foi o terceiro maior consumidor, com 7,4% de share e uma elevação de 77,2 nos pedidos. A Alemanha ficou na quarta posição. Reduziu em 62,2% o faturamento das compras e contabilizou uma participação de 4,5%.
O Boletim mostra que São Leopoldo tem no setor de Serviços (53,0%) seu principal componente, que envolve atividades como alojamento e alimentação, imobiliárias e comércio. Já a Indústria contribui com 30,1% do PIB do município, o que é superior à participação da do setor no Estado. Esse resultado reflete a importância de grandes indústrias, inclusive multinacionais, que geram renda e desenvolvimento em São Leopoldo.
O Boletim Trimestral Socioeconômico da ACIST-SL também apresenta os dados dos municípios de Gravataí, Canoas e Novo Hamburgo. São cidades que apresentam características demográficas e de localização geográficas similares às observadas em São Leopoldo. Estão localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre e têm mais de 200 mil habitantes.