Atividade de conscientização ambiental e passeio de barco marcam pré-lançamento da Escola das Águas

Programação aconteceu na manhã da segunda-feira (24) e reuniu cerca de 30 estudantes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.

Cerca de 30 estudantes do Castelinho participaram da programação

Lajeado – Cerca de 30 alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho) participaram, na manhã da segunda-feira (24), de uma atividade de pré-lançamento da Escola das Águas VT. O evento, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, aconteceu no Recanto Viva o Taquari-Antas Vivo, no Parque Ney Santos Arruda e contou com palestra do Capitão de Mar e Guerra Flávio Firmino dos Santos e, na sequência, passeio no barco Seival.

O coordenador da ação Viva o Taquari-Antas Vivo e da Escola das Águas VT, Gilberto Soares, na abertura da programação, falou sobre a atividade que antecede o início oficial das oficinas oferecidas pela instituição. “É uma satisfação trazer os estudantes para a beira do nosso rio Taquari para falar sobre essa riqueza que é a água. Precisamos, cada vez mais, trabalhar para despertar esse espírito de preservação nos jovens para que eles se tornem multiplicadores de boas práticas com o meio-ambiente”, comentou.

A coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, acompanhou a atividade e destacou a importância de mobilizar as instituições da região para que a Escola das Águas se torne um espaço de atividades voltadas à preservação ambiental. “A Escola das Águas é uma proposta inovadora. É um ambiente para que as instituições de ensino movimentem seus estudantes para um espaço fora do ambiente escolar para tratar sobre assuntos relacionados a água. Com a ajuda de educadores sociais voluntários, a Escola das Águas vai, a partir de 2026, oferecer suas oficinas para toda a comunidade escolar”, salientou.

Palestra

Na sequência, o capitão Firmino iniciou sua exposição falando sobre a atuação da Marinha do Brasil na defesa dos ambientes marítimos e aquáticos do país. De acordo com Firmino, uma das principais atribuições do órgão é a proteção da chamada “Amazônia Azul”. O espaço engloba uma área de 5,7 mil quilômetros quadrados de mar brasileiro e é indispensável para o país manter este recurso preservado. “É fundamental garantir a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica. Assim conseguimos assegurar a preservação dos recursos naturais e o uso sustentável das águas brasileiras”, pontuou.

Ainda segundo Firmino, a Capitania dos Portos de Porto Alegre, desempenha um papel estratégico nessa missão, atendendo 382 municípios com ações voltadas à proteção e ao controle das atividades náuticas. “O trabalho realizado pela Capitania visa garantir que as águas do Brasil continuem seguras e protegidas. Para isso são realizadas diversas ações de conscientização e fiscalização nas águas do nosso país. Todas essas atividades visam promover o desenvolvimento sustentável e a manutenção da ordem nas regiões marítimas”, explicou.

Logo após acompanharem a exposição, os estudantes participaram de um passeio no Barco Seival. A embarcação está em Lajeado na programação do Natal no Coração e ofertou a navegação aos alunos que participaram da atividade. Durante o trajeto o Comandante do Seival, Antonio Carlos Rodrigues, falou a história da embarcação que é uma reconstrução de um dos barcos utilizados por Giuseppe Garibaldi no período farroupilha.

Atividades em 2026

A Escola das Águas VT terá programação permanente a partir de 2026, quando será realizada programação experimental com estudantes da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan). As atividades serão ministradas pelos educadores sociais já cadastrados e oficializados pela UPV Lajeado. Escolas e instituições interessadas em conhecer as iniciativas da Escola das Águas podem entrar em contato com a UPV Lajeado através do fone/WhatsApp (51) 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.