Associativismo empreendedor para superar as adversidades

Presidente da FEDERASUL falou na Câmara de Comércio de Rio Grande nesta sexta (12)

O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, falou nesta sexta (12) na Câmara de Comércio de Rio Grande, no Tá em Pauta, “Associativismo Empreendedor: Transformando o presente para fortalecer o futuro”. Esteve presente também a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Câmara de Comércio, Paulo Bertinetti. Em sua fala, destacou o papel empreendedor do palestrante do evento. “A Federasul é uma entidade que tem posição”, destacou o presidente.

 

O presidente Rodrigo Costa iniciou sua fala destacando a Câmara de Comércio como o berço do associativismo do Estado do Rio Grande do Sul. “Estamos neste momento de superar as adversidades e queremos trazer uma mensagem de esperança. Precisamos olhar para nossa história, toda a capacidade de superação dos gaúchos”, afirmou ele.

De acordo com ele, “somos pragmáticos na busca de resultados”. Regiões que estão na vanguarda veem no associativismo e no empreendedorismo a chave para o desenvolvimento. Rodrigo Sousa Costa destacou que aflora no Rio Grande do Sul uma mudança de comportamento dos empreendedores. “Em Pelotas e Rio Grande víamos que as instituições, entidades e ações filantrópicas nasceram do apoio das famílias , dos amigos, do associativismo”. Lembrou que a construção coletiva exige muito mais das pessoas. “Tivemos no Estado o Hospital Nora Teixeira (no complexo da Santa Casa, em Porto Alegre), quando famílias uniram-se para aquela construção. Esse fenômeno que víamos apenas nos Estados Unidos, agora aconteceu aqui”, concluiu.

“A gente acredita num propósito”

 

O presidente contou que desde a gestão de Simone Leite, na FEDERASUL, algumas palavras são base do trabalho: integração, simplicidade, propósito, pertencimento e engajamento. “Com essas cinco linhas cria-se a busca pelo bem comum, essencial para os dias de hoje”. Ao finalizar citou o Manifesto do Empreendedor Gaúcho que fala sobre qual Estado queremos ter para o futuro, ao completarmos os 200 anos da Revolução Farroupilha, em 2035.

 

 

 

 

 

Texto da Assessoria de Imprensa da Câmara de Comércio – André Zenobini

Fotos de Juliana Pontes/AZ Comunicação

 

PUBLICADO EM: 12 de julho de 2024