Deputados Any Ortiz e Pompeu de Mattos participaram do evento da FEDERASUL
A terceira parte da 1ª Reunião de Integração da FEDERASUL em 2024 recebeu a deputada federal Any Ortiz, em Osório. A parlamentar criticou a MP 1.202/2023, proposta pelo Governo Federal, a qual muda as regras da desoneração da folha de pagamento.
Foto:Diego Ramon
No início de sua fala, Ortiz saudou a iniciativa da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite, como “líder empreendedora e política”. Ela também elogiou iniciativas associativistas como a da ponte construída pela comunidade de Nova Roma do Sul .“Usar esse exemplo serve como pano de fundo para nossas ações”, elogiou a deputada.
Contradição
Any Ortiz elogiou a atuação da FEDERASUL na mobilização para os desafios do setor produtivo, desde a pandemia. Ela criticou a MP da Desoneração, considerando porque significa elevação de custos para os empreendedores e uma “afronta” ao Congresso Nacional. “Nós decidimos por ampla maioria que a desoneração é uma política importante para nosso País, porque garante empregos e competitividade para nossas empresas”, afirmou.
“O governo está enfiando uma faca no coração dessas empresas e dizendo ‘acabou’, quando deveria estar gerando mais incentivos para as empresas conseguirem competir de igual a igual”, ressaltou a parlamentar. Segundo ela, a medida é contraditória porque, ao mesmo tempo que o governo aumenta gastos públicos que demandam maior arrecadação e crescimento da economia, promove a redução da competitividade da economia nacional frente aos estrangeiros, como no caso do e-commerce com os asiáticos”.
Ela espera “que o governo cumpra com o acordo” com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco, e retire a MP. Ela defendeu também um “freio” nos gastos públicos.
União
O deputado federal Pompeo de Matos também falou durante a reunião. Em sua exposição, ele reafirmou pontos de conjunção entre as pautas defendidas pelo empresariado e o parlamentar. Para ele, “política aliada com as necessidades da economia é fundamental”.
Foto:Diego Ramon
“A política é um instrumento para mudar o mundo, para o bem ou para mal. Que sejamos nós que façamos o bem. E vocês estão fazendo tudo muito bem”, elogiou o deputado.“