As 10 prioridades das regiões Centro Sul e Campanha

A Federasul promoveu o quarto Fórum o Rio Grande em Transformação e colheu as prioridades regionais definidas para o documento final que será entregue ao governo

O presidente da ACP, Mauro Bom, o vice-presidente de Integração da Federasul, Rafael Goelzer, a diretora regional da entidade, Mara Casa, a presidente Simone Leite, o vice-presidente Alexandre Gadret, e o ex-presidente da ACP, Jorge Almeida. Crédito: Divulgação/ACP.

Nesta quinta-feira (23), a Associação Comercial de Pelotas foi palco do Fórum O Rio Grande do Sul em transformação realizado pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul). Os encontros acontecem em oito macrorregiões do Estado com o objetivo de definir 80 oportunidades prioritárias a serem apresentadas ao governo estadual em outubro, no Congresso da Federasul que será realizado em Gramado.

No encontro, se debateu as dez prioridades do Centro Sul e Campanha que farão parte do documento final, em outubro. Foram propostas as seguintes oportunidades: finalização da duplicação da BR-116; dragagem permanente do Porto de Rio Grande; ajuda às Santas Casas e conclusão do Hospital Regional de Pelotas; segurança pública (gestão, integração, monitoramento, inteligência); turismo (rotas com integração microrregional); educação empreendedora; pavimentação da RS-473 (São Gabriel – Bagé); término da duplicação da BR-392 (lote 4 – Rio Grande); suporte ao projeto de expansão de energia eólica na região e benefício fiscal para indústrias transformadoras na Metade Sul.

Participaram a presidente da Federasul, Simone Leite, os vice-presidentes de integração, Rafael Goelzer, de Economia, Fernando Marchet. A indicação das dez prioridades foram apresentadas pelo vice-presidente da Região Sul e Campanha, Lindonor Peruzzo Júnior.

O Presidente da Associação Comercial de Pelotas, Mauro Bom, deu as boas vindas aos presentes no Salão Nobre da ACP e comemorou a integração da região. “O país será forte quando os municípios e regiões forem fortes. Estamos aqui juntos, agentes econômicos públicos e privados, para construir o que acreditamos ser um futuro melhor”, enfatizou.

Ao apresentar dados e estatísticas, o coordenador do Fórum, Rafael Goelzer, destacou a necessidade da construção das metas. “Eu acredito que temos a potencialidade de mudar a realidade, com a nossa participação cada vez mais próxima de quem toma as decisões políticas, afirmou.

O vice-presidente de Integração, Rafael Goelzer, em palestra no Fórum Federasul O Rio Grande em Transformação. Crédito: Divulgação/ACP.

Dentro do formato do Fórum, o vice-presidente da Federasul, Fernando Marchet falou sobre as perspectivas econômicas para o Rio Grande do Sul e Brasil. “Cada vez mais a política e a economia estão atreladas. Nós chegamos a um momento em que não teremos nenhum encaminhamento econômico sem alguns encaminhamentos políticos, como as reformas da previdência e a tributária”, explicou.

O vice-presidente Fernando Marchet no Fórum O Rio Grande em Transformação, em Pelotas. Crédito: Divulgação/ACP.

No encerramento, a presidente Simone Leite, alertou para alguns problemas a serem combatidos neste momento de oportunidades: o baixo engajamento, o individualismo, a delegação de responsabilidade e a negação da política. “Eu acredito muito na força produtiva e na parceria público-privada. O Rio Grande do Sul está em transformação e cabe a todos arregaçarmos as mangas e sermos protagonistas desta mudança”, finalizou.

Participaram também do Fórum os prefeitos de Piratini, Vitor Ivan Gonçalves Rodrigues e de Canguçu, Marcos Vinícius Pegoraro; Comandante do 3° Batalhão dos Bombeiros Militares de Rio Grande, ten. cel. Everton de Souza Dias; vereadores de São Lourenço do Sul, Paulo Pereira e Andrean Peglow; Secretário de Desenvolvimento, Turismo e inovação de Pelotas, Gilmar Bazanella; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Bagé, Bayard Paschoal Pereira; Secretária adjunta de Turismo de São Lourenço do Sul, Micaela Wachholz; Vice-presidentes da Federasul, Rodrigo de Sousa Costa;, Alexandre Gadret; Carlos Bachieri também presidente da Câmara do Comércio de Rio Grande e coordenador da Aliança Rio Grande, Antônio Carlos Bacchieri Duarte; vice-presidente da Federasul da Região Centro Sul, José Leonardo Rodrigues Costa; diretores regionais da Federasul, Rejane Iuppen e Renê Evaldo Isoppo; diretora da Federasul e vice-presidente do Conselho Superior da ACP, Mara Casa; presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços da Câmara dos Dirigente Lojistas de Piratini, Roger Morales; presidente da Associação Comercial e Industrial e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Lourenço do Sul, Sérgio Holz; presidente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Canguçu, Rodrigo Ferreira; presidente da Associação Comercial e Industrial de Camaquã, Paulo Dagoberto Pankowski; presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaguarão, Eduardo Vilela Alves; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Canguçu, Rogério Carniato; presidente da Associação Comercial e Industrial de Pedro Osório, Danúbio Pereira; presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santa Vitória do Palmar, Faustino Borges Munhoz; coordenador da Aliança Pelotas, Ricardo Ferreira; diretora-executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rosani Ribeiro; e o conselheiro da Federasul e ACP, Elmar Hadler.

 

*Colaborou a Assessoria de Comunicação da Associação Comercial de Pelotas.

PUBLICADO EM: 24 de maio de 2019