Alternativas legais para auxiliar empresas atingidas pelas cheias será tema do Meeting Jurídico da FEDERASUL

A Divisão Jurídica da FEDERASUL realiza nesta sexta-feira, 23, às 12 horas, no Palácio do Comércio mais um Meeting Jurídico. Desta vez o evento terá como tema a Reestruturação das empresas frente às enchentes que atingiram recentemente o Estado. O debate contará com palestras do desembargador Ney Wiedemann Neto e do administrador judicial Luis Guarda, sócio Estevez Guarda Administração Judicial e da Guarda Advogados. 

 

A integrante da Divisão Jurídica Angela Paim, que será moderadora do debate, explica que o objetivo do evento é buscar as alternativas  legais disponíveis para auxiliar empresas em dificuldade financeira, após as cheias que assolaram o Rio Grande do Sul. Diante dos prejuízos causados pelos desastres naturais, muitas empresas enfrentam desafios significativos para manter suas operações e evitar a falência.

 

Entre os temas centrais a serem debatidos, está a possibilidade de utilização de mecanismos como a recuperação judicial e extrajudicial, que permitem a reorganização das dívidas e a renegociação com credores, oferecendo uma oportunidade para que as empresas em crise possam se reestruturar e continuar em atividade.

 

Além disso, o debate abordará a viabilidade de medidas emergenciais e a necessidade de incentivos fiscais e postergação de pagamentos de tributos e a importância de linhas de crédito com condições diferenciadas, como juros mais baixos e prazos mais longos, para fornecer o capital de giro necessário para a retomada das atividades empresariais.

PUBLICADO EM: 20 de agosto de 2024