A valorização do dólar diante do real estimulou as indústrias brasileiras a buscarem mercados no exterior. O coeficiente de exportação, que mostra a importância do mercado estrangeiro para as empresas brasileiras, aumentou 0,6 ponto percentual no terceiro trimestre em relação ao período imediatamente anterior e alcançou 19,8%.
Foi o terceiro aumento consecutivo do indicador, informa o estudo Coeficientes de Abertura Comercial, divulgado nesta quinta-feira (3), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na indústria de transformação, o coeficiente de exportações subiu para 16,8% e está 0,8 ponto percentual maior do que o registrado no segundo trimestre.
O estudo da CNI mostra ainda que a alta do dólar inibiu as importações. A participação dos importados no consumo nacional, medida pelo coeficiente de penetração das importações, ficou em 22,1% no terceiro trimestre, praticamente igual aos 21,9% registrados no trimestre anterior. O gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, explica que esse ajuste de redução da participação das importações no mercado interno e aumento da participação das exportações ocorre devido à recessão econômica. Ouça:
A série de preços constantes do coeficiente, que desconta os efeitos da variação do dólar sobre o valor em real das importações, mostra que a participação dos produtos estrangeiros no consumo nacional caiu de 23,1% no segundo trimestre para 22,8% no terceiro trimestre deste ano. Foi o segundo trimestre consecutivo de redução do coeficiente a preços constantes. Isso reflete dois fatores: a queda das quantidades importadas, com alguma substituição de produtos estrangeiros por nacionais, e a retração da produção da indústria brasileira, que diminuiu o uso de insumo importado.
Fonte: CNI