O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira, participou do lançamento da etapa gaúcha da Chama Empreendedora, que reuniu na terça-feira, 10, na sede Fecomércio, empresários e entidades representativas do setor produtivo em Porto Alegre. Pereira observa que o objetivo é incentivar as exportações como saída para a crise. A ideia é dar ferramentas para que os micro e pequenos empreendedores possam se capacitar para conquistar mercado internacional. O tema é relevante especialmente no caso do Brasil, que atualmente representa cerca de 1,2% do volume total de exportações de bens no mundo.
A capital gaúcha faz parte do circuito nacional que está percorrendo 16 cidades que integram o caminho na Tocha Olímpica. Inspirada em valores olímpicos, a Chama Empreendedora visa estimular negócios e incentivar a capacidade exportadora do Brasil, especialmente de micro e pequenas empresas.
Durante o evento ocorreram apresentações de casos de sucesso e atendimento a empresas exportadoras, além de mostrar os passos necessários para a qualificação de produtos visando atingir o mercado externo.
A etapa gaúcha é uma promoção da Fecomércio-RS, Federação dos Jovens Empresários do Rio Grande do Sul (Fajers), Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), Governo do Estado, e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Sebrae, Banco do Brasil, Correios e Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).