Entidade manifestou preocupação com a mobilidade no período de Natal e concordou com o alinhamento da comunicação junto à população
Nesta segunda-feira, 18, o presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, participou da primeira reunião do Comitê Popular de Acompanhamento da Obra de Revitalização da Rua Independência. O encontro foi agendado pela Prefeitura Municipal com o objetivo de estabelecer o colegiado e também para informar sobre os próximos passos do programa. Feldmann avaliou que a iniciativa do poder público em comunicar sobre como ocorrerão as etapas desta obra é muito importante, uma vez que a mesma irá gerar uma série de situações que precisam ser de conhecimento público. “Este diálogo é essencial para informar corretamente os moradores e os lojistas dos transtornos que a obra trará durante o período de sua execução. Importante também a disponibilidade de um interlocutor da prefeitura no canteiro de obras, pois facilitará a solução dos problemas que irão aparecer no dia a dia”, apontou.
O dirigente também apontou o medo dos lojistas quanto à redução do movimento de clientes no centro da cidade nesse período. “Nossa preocupação é com o andamento das obras em plena época de Natal. O comércio ainda não se recuperou do período de pandemia e o movimento deste ano poderá ficar comprometido pelas dificuldades de deslocamento dos consumidores no centro da cidade”, lamentou Felipe. A mesma opinião foi compartilhada por Walter Seewald e Olinto Menegon, respectivamente presidente do Sindilojas e da CDL São Leopoldo.
O Comitê será instalado no centro da rua – o local indicado é o prédio da Exatoria Estadual, que está em negociação com o Governo do Estado. A coordenação será da Secretaria do Orçamento Participativo O colegiado será formado por integrantes do Poder Público Municipal, como secretarias e servidores, e pela Sociedade Civil, por meio de entidades como a ACIST-SL, CDL e Sindilojas, proprietários de imóveis residenciais e comerciais.
Haverá reuniões periódicas, contemplando os usuários dos imóveis que serão atingidos pelas etapas da obra. O próximo encontro está agendado para o dia 25 de setembro (segunda-feira) às 18h e contemplará os moradores e lojistas da Rua Independência localizados entre a Avenida Dom João Becker e Rua Brasil.
O início da obra de revitalização da Rua Independência está programado para a primeira semana de outubro, após a assinatura do contrato entre a municipalidade e o consórcio vencedor do processo licitatório, agendada para o dia 28 de setembro próximo (quinta-feira).
A solução encontrada pelo setor de obras da prefeitura foi realizar as obras por quadra, deixando dois metros das laterais das calçadas para o tráfego de pessoas, uma equipe atuará na área de rolagem (centro da rua) executando as melhorias. “Após vencida a primeira quadra, uma segunda equipe fará os acabamentos, liberando para a passagem da população”, detalha Paulo Kumer, engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov). Z
Obra – A Obra de Revitalização da Rua Independência conta com um investimento de R$ 50 milhões e contempla a instalação de rede subterrânea para eletricidade, internet e lógico; construção de uma rede de drenagem e esgoto, modernização do sistema de iluminação pública. Será executada pelo consórcio vencedor da licitação, formado pelas empresas Construsinos, Mercúrio e Pavicon. Com início em outubro de 2023, deverá ser concluída em abril de 2025.
Foto: Mateus do Nascimento
Elizabeth Renz
Assessoria de Imprensa ACIST-SL