ACIST-SL organiza nova edição do projeto Criança Cidadã

 

Em outubro próximo, a ACIST São Leopoldo retoma, com novo formato, o projeto Criança Cidadã, que de 2004 a 2018 oportunizou momentos de integração, brincadeiras e cidadania para centenas de crianças e adolescentes da rede municipal de Ensino de São Leopoldo. A atividade era realizada nas dependências do 16º GACP e foi descontinuada depois da transferência do Grupamento para outro Estado.

Em 2023, o Criança Cidadã passa a ocorrer em diversos locais da cidade e também ganha o apoio de outras instituições, como secretarias municipais, órgãos de Segurança Pública, como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar e Exército Brasileiro. “As crianças sempre participaram de modo intenso nas edições passadas e acreditamos que esta retomada será muito importante tanto para elas como para os demais parceiros”, ressaltou Rogério Daniel da Silva, diretor de Segurança Pública da Associação. 

Serão realizadas oficinas de arte, orientações sobre cidadania, atividades lúdicas e esportivas com os soldados das corporações, tudo acompanhado de doces e cachorro quente, celebrando também o Mês da Criança. Voluntários e empresas também atuarão na iniciativa. 

A proposta da retomada do projeto Criança Cidadã foi apresentada nesta segunda-feira, 31, durante reunião da Comissão São Leopoldo + Segura, que é formada pelas forças de Segurança Pública do município e coordenada pela ACIST São Leopoldo. O encontro contou com a participação especial dos secretários municipais Fábio Bernardo (Ação Social), Andrea Nunes (Saúde) e Ricardo da Luz (Educação). Todos apontaram a importância do projeto e que avaliarão quais serviços poderão disponibilizar para o evento. 

Rogério Daniel da Silva informou que cada órgão foi convidado a participar e levar atividades do seu dia a dia para que possam ser mostradas para as crianças. “Em um próximo encontro, definiremos o local do bairro que será instalada a estrutura do Criança Cidadã. Tenho certeza que será um momento de muita alegria e integração”, ressaltou.

Sobre o Criança Cidadã – Criado em 2004 na gestão de Antonio Gremes Pereira,  o projeto acontecia no Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (16º GAC-AP), reunindo centenas de crianças e adolescentes  para um dia de cidadania, voluntariado e preservação do meio ambiente. As atividades eram desenvolvidas com o apoio da Parceiros Voluntários Unidade São Leopoldo e com a presença dos soldados e equipe do Grupamento com o objetivo de conscientizar as crianças de que é possível haver um mundo próspero, cuidando da natureza, preservando as amizades e descobrindo a transformação causada por nossas ações.  Reunia em média 700 crianças por ano, mobilizando 30 voluntários. Foi descontinuado com a transferência do Grupamento para Goiás, em 2019.

Participaram da reunião desta segunda-feira Rogério Daniel da Silva, diretor de Segurança da ACIT-SL e presidente do CONSEPRO; Maiara Fangueiro, gerente executiva da ACIST-SL; os secretários municipais Fábio Bernardo (Ação Social), Andrea Nunes (Saúde) e Ricardo da Luz (Educação); as assessoras Rosângela da Silva e Juliana Martins; Eduardo Hartz, delegado da 3ª 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana; Michele Arigoni, delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher; Ronaldo soares Trindade, tenente do 25º BPM; Neusa Rezer Morais, 1º sargento do Corpo de Bombeiros; Sérgio Dienstmann e Clóvis Perraro, integrantes do CONSEPRO.

 

Elizabeth Renz

Assessoria de Imprensa ACIST-SL
PUBLICADO EM: 2 de agosto de 2023