ACIL realiza processo eleitoral e mantém trabalho para estruturar seus eventos do segundo semestre

FOTO FEDERASUL ASCOM
Presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa com o futuro Presidente da ACIL, Luiz Alberto Alves Pereira Júnior

Nova Diretoria assumirá entidade no dia 01 de setembro e programa, entre outras ações, o Feirão do Emprego e Oportunidades e o 1º Colóquio sobre Abertura de Free Shops (Lojas Francas)

A Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento (ACIL), na fronteira com o Uruguai, está no fluxo de seu processo eleitoral, iniciado no dia 05.08.2025 e com o desfecho previsto para dia 25. A nova Diretoria, dada a apresentação de chapa única, assumirá no dia 1º de setembro. Entretanto, estão mantidas as atividades, em paralelo ao processo, referentes ao calendário de eventos da Associação.

Estão previstas a realização de um Feirão do Emprego e Oportunidades, com data provável para outubro e, ainda sem definição de período, o 1º Colóquio sobre Abertura de Free Shops no Brasil, ou seja, as Lojas Francas.

A nova Diretoria

Como Presidente, o empresário do meio radiofônico Luiz Alberto Alves Pereira Júnior; o 1º Vice-Presidente é o engenheiro civil Carlos Roberto Beis Fervenza, hoje na Presidência; o 2º Vice-Presidente é o comerciante Celso Renato Rebelo Liska e o 3º Vice-Presidente é o advogado e empresário Raiman Mufid El Baja. Na 1ª Secretaria está o engenheiro mecânico Renato Santana Machado e o 2º Secretário é o lojista Raed Ahmad Shweiki. A 1º Tesoureira é a empresária Iara Alice Pereira da Silva e a 2º Tesoureira a contadora Simone Suarez de Lima Cennerelli. No CAEF, Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais, o decano Antonio Alberto Righi, do setor supermercadista; os empresários Francisco Carlos Eckert e Gustavo Farias Staevie. Os Conselheiros suplentes são o varejista Luiz Pablo Fernández Escosteguy, o consultor internacional Alejandro Miguel Fros Rodriguez e o médico Vânius Domingues D´Ávila. E, como Diretor Executivo e de Relações Institucionais, o administrador e jornalista Henrique Bacchio.  As diretorias e coordenações das comissões setoriais serão preenchidas ao longo do mês de setembro.

Feirão

Para realização desse evento, cujo foco é reunir empregadores necessitados de mão-de-obra e pessoas realmente interessadas em trabalhar, já foram realizadas duas reuniões com parceiros da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Mulheres Empreendedoras (AMESL), Associação e Sindicato Rural; CIEE, Sistema S, SINE-FGTAS, entre outras entidades. A ideia inicial era realização em setembro. Porém, em função da Semana da Pátria e das celebrações farroupilhas, houve opção por postergar a data desse evento para outubro ou, em último caso, novembro.

Colóquio

De acordo com o atual 2º Secretário, Luiz Edgar Araújo Lima, responsável pela coordenação desse evento, o objetivo é reunir profissionais que estejam atuando nos diferentes processos legais de abertura dos free shops. A ACIL, inclusive, estará recebendo no dia 26 de agosto, uma comitiva de uma delegação da Câmara de Vereadores de Ponta Porã (MS), que chegará no dia 24 de agosto, e no dia seguinte fará contato com o Legislativo santanense, já tendo definido também uma visita ao aeroporto binacional de Rivera e uma visita à Associação Comercial e Industrial de Sant’Ana do Livramento (ACIL), com a finalidade de tratar sobre a legislação e a implementação dos free shops de fronteira.