Presidente Edson Springel coordenou a ação de APL que teve participação das empresas sementeiras, entidades econômicas da região e diretoria da entidade
A Casa da FEDERASUL na Expointer recebeu, neste primeiro dia da feira, a Associação Comercial de Condor, que inaugurou a agenda desta edição. Mais oito filiadas estão agendadas para participar da Expointer, divulgando suas regiões e promovendo ações.
A ACI de Condor promoveu um ato púbico, que aconteceu às 16h30min, com assinaturas e divulgação de adesão ao Movimento de Constituição de um Arranjo Produtivo Local (APL), das empresas produtoras de sementes de Condor.
Os APLs ganham importância no Brasil por se tratar de experiências bem sucedidas de desenvolvimento produtivo, econômico e social de um determinado território. Um APL pode ser entendido como uma concentração geográfica de empresas e outras instituições locais, que se relacionam, criando vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, bem como encontrar soluções conjuntas para desafios coletivos daquele território.
Participam do ato de adesão o Movimento de Arranjo Produtivo Local Sementeiro de Condor, na Casa FEDERASUL na Expointer, a Prefeitura Municipal de Condor, a Associação Comercial e Industrial de Condor, a Universidade Regional de Ijuí – UNIJUI, as empresas produtoras Sementes Costa Beber, Van Ass Sementes, Strobel Sementes e a Cotripal Agropecuária Cooperativa. O movimento conta com assessoria especializada do Consultor de Desenvolvimento Regional Ronie Gabbi, que acompanha metodologicamente o APL, além da diretoria da FEDERASUL.
Integrantes da comitiva de Condor, os vice-presidentes Nilsa Beuter mais Ari Mesadri, além do gerente da agência do BB em Condor, representantes do Banrisul, Sicredi e Santander e outros produtores rurais participaram do ato, coordenado pelo presidente da ACI de Condor, Edson Springer.
A ACI de Condor foi recepcionada pelo diretor da regional Cai/Vale dos Sinos, Ângelo Fontana, pelo vice-presidente da Regional Vale do Taquari, Renato Scheffler além de Paulinho Perez, da diretoria FEDERASUL.