Acessem e utilizem a Unisinos!

Diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos, Silvio Bitencourt da Silva, fez o convite para os empresários da região

O convite acima foi feito por Silvio Bitencourt da Silva, diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia da Unisinos, ao final da palestra Interação Universidade-Empresa: Oportunidades para o Desenvolvimento Regional, realizada nesta quinta-feira, 02. A apresentação ocorreu no Momento do Empreendedor, reunião-almoço promovida pela ACIST-SL. O chamamento visa levar empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos para dentro da Universidade para que possam conhecer e utilizar as mais diversas soluções em inovação e tecnologia que o ambiente acadêmico oferece para o desenvolvimento e crescimento dos negócios. “Estamos vivendo, mais do que nunca, a Era do Conhecimento, que exige soluções complexas que as empresas podem e devem encontrar com o apoio da Academia”, ressaltou.

Ele descreve que o acesso do setor produtivo junto à Unisinos é o Portal da Inovação. Inaugurado em maio de 2017, o local pretende ser “o analgésico para as dores das empresas”.  Situado no campus São Leopoldo da universidade, caracteriza-se como um ambiente colaborativo. Quando procurado, a equipe de atendimento do Portal aciona a rede de especialistas da Universidade – sejam professores, pesquisadores ou consultores – para que busquem as respostas para desenvolvimento da demanda.


Esta aproximação com a comunidade empresarial é decorrência de duas das quatro missões da Unisinos: a interação com os diversos atores, a exemplo do Parque Tecnológico, que surgiu com a formação da tríplice hélice Universidade, Poder Público e Iniciativa Privada; e atuar em desafios complexos, como a participação da Câmara Temática para o Desenvolvimento Industrial de São Leopoldo, na qual fornece uma série de dados que servem de subsídios para o planejamento estratégico. Outro desafio é a atuação junto ao Programa 3 Mil Talentos TI, iniciativa do poder público a partir de um projeto do SENAC, que formará centenas de profissionais na área de programação de dados, cujos cursos são sediados na Universidade.


Bitencourt apontou que, além das centenas de cursos nas mais diversas áreas, a Unisinos sedia cinco Institutos de Inovação (ITT) de alto desempenho, que atuam nos segmentos de semicondutores (CHIP), Segurança Funcional (FUSE), Alimentos para a Saúde (NUTRIFor), OCEANeon (Pleonceanografia e Mudanças Climáticas) e Construção Civil (Performance).


O vice-presidente de Tecnologia, Daniel Klafke, que representou o presidente Felipe Feldmann, apontou na importância do evento de hoje, cujo objetivo foi mostrar a diversidade de soluções e conhecimentos que as empresas podem acessar. “Temos o privilégio de ter na cidade uma instituição do porte da Unisinos, e como entidade de fomento ao desenvolvimento empresarial, queremos abrir este universo de possibilidade para as empresas, incentivando a busca pela inovação e pelo desenvolvimento sustentável”, apontou. Ele lembra ainda que a ACIST-SL integra a governança do Parque Tecnológico Tecnosinos. “O evento de hoje também vem ao encontro dos objetivos da governança, que é estimular o empreendedorismo inovador, desenvolver a cultura da inovação, entre tantos outros desafios”.

O Momento do Empreendedor tem o patrocínio das empresas Sicredi Pioneira, Stihl, SKA, Frontec, Colégio Sinodal, Datwyler e Vila Rica.

Redação e Fotos: Elizabeth Renz

 

 

PUBLICADO EM: 3 de junho de 2022