O diretor da Multiplan, Bruno Vanuzzi, falou sobre o projeto do novo bairro da capital gaúcha, na orla, com 18 torres que ocuparão uma área de 16 hectares
A nova Porto Alegre que valoriza sua orla, a protagonista total dos projetos imobiliários, foi apresentada, nesta quarta (06) no Tá na Mesa, pelo diretor de desenvolvimento imobiliário da região sul na Multiplan Investimentos, Bruno Vanuzzi. Ele falou sobre os projetos e os investimentos que revitalizam e criam um novo cenário em direção da zona sul, como o Golden Lake, o novo bairro que está nascendo na cidade.
Parte importante dos investimentos previstos traz uma gama de melhorias que transformarão a orla num polo de lazer. No caso do Golden Lake, são sete fases de projeto que vai trazer para a região, mais de 5 mil moradores, gerar empregos e renda para o comércio da zona sul.
No centro das atrações a orla do Guaíba é o novo ponto de investimentos no Estado, lembrou o presidente da FEDERASUL, Anderson Trautman Cardoso. “A Prefeitura deverá investir R$ 133 milhões em obras públicas em grandes intervenções ao longo da orla, como o trecho 3 e a revitalização da Usina do Gasômetro”, disse.
O novo bairro que está sendo criado aproveita o novo eixo de revitalização que começou a ser criado, há 20 anos, com recursos do BID para canalizar o esgoto da cidade que era despejado direto no Lago Guaíba, em frente ao cartão postal da cidade, através do arroio Cavalhada na Usina do Gasômetro.
Com as intervenções realizadas na orla, o vazio urbano entre o centro e o Jóquei Clube passa a existir, enfatiza Vanuzzi. Novos projetos imobiliários vão acontecer na área nova da cidade. O Golden Lake, por exemplo, vai criar um novo bairro de 16 hectares, com 169 mil metros quadrados, sendo 161 mil m² residenciais, com 18 torres moradia e uma escola de turno integral, com 10 mil m², com capacidade para mil alunos (projeto em negociação final e que será anunciado em breve).
Uma das contrapartidas do Grupo Multiplan à Porto Alegre será a construção dos acessos e a revitalização da parte elétrica do Mercado Público, que vai viabilizar a abertura e a ocupação do segundo andar do prédio para o aniversário de 250 anos de Porto Alegre.
O Golden Lake será cercado, para garantir a segurança e sua extensão é de 16 hectares na orla do Guaíba (vai do Arroio Cavalhada à Wenceslau Escobar). O novo bairro de Porto Alegre, integrado ao Barra Shopping Sul, foi inspirado no Golden Green, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O prazo para a conclusão do projeto vai depender do mercado. “Difícil precisar se cinco ou sete anos”, disse Vanuzzi.