De acordo com Maia, o setor de serviços é muito importante para o aumento das exportações. “Temos inserido os serviços como um importante item no Plano Nacional de Exportação e pretendemos alinhar as principais metas com o setor privado para traçar um plano de ação”, afirmou. Ele acredita que é importante saber quais são os países que o setor considera alvo para que o MDIC possa conduzir melhor a atuação política.
No encontro, foram debatidos temas de interesse do setor, como promoção comercial das empresas brasileiras, elaboração de estudos de mercado-alvo, negociações de acordos internacionais, mecanismos de apoio à exportação, entre outros. Também foi apresentado um cronograma para a definição dos temas que farão parte da Agenda de Competitividade para o Mercado Externo.
O secretário comentou sobre a divulgação dos dados do Siscoserv, feitas nesta semana. “Essa ferramenta é fundamental para que possamos traçar as políticas para o comércio exterior de serviços. Agora temos condições de identificar quais são os serviços que o Brasil mais exporta, que mais adquirimos do exterior e com que países estamos fazendo essas transações”, completou Maia.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior