Encontro no Palácio do Comércio reuniu grupos jovens para discutir sobre empreendedorismo, ações e inovação
Atitude e colaboração foram as palavras-chave que marcaram o primeiro encontro entre os núcleos jovens promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), pela Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE POA) e pela Federação das Associações de Jovens Empresários do RS (FAJERS). Recebendo jovens de outras entidades, o evento contou a participação do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo e empresário da área de cosméticos, Filipe Sabará.
Ele compartilhou sua experiência como jovem empreendedor, que mantém os negócios da família, e como representante do Poder Público, cujos projetos visam o desenvolvimento econômico a partir da geração de empregos para pessoas sem-teto. “O nosso grande risco é ter como propósito o conforto. Nós não podemos nos confortar, nós temos que continuar crescendo. O conforto faz as pessoas não evoluírem”, criticou. Para Sabará, é importante ter atitude e união, sem deixar de lado qual é a causa dessa mobilização, pensando que “juntos somos mais fortes para fazer o quê?”.
Com essa reflexão, o encontro abriu espaço para uma discussão sobre o ambiente empreendedor no Estado, que muito tem sido apresentado no caderno Geração E, do Jornal do Comércio. Segundo o editor do suplemento, Mauro Belo, é necessário criar um ideia de comunidade, unindo todo o setor. “Nesse caso, até a mídia tem a contribuir com o empreendedorismo, servindo como referência aos empresários sobre novas ideias e soluções”, defendeu.
Essa união, elogiada pelo coach do Instituto Tânia Zambon, Michael Lopes D’Avila, no entanto, precisa ser efetiva, e os empreendedores precisam fazer a sua parte. “O sucesso do ano passado não garante o sucesso desse ano, então mudem antes de serem obrigados a mudar”, aconselhou.
A presidente da Federasul, Simone Leite, ressaltou a importância em reunir pessoas com motivação para fazer a diferença, sendo um dos grandes desafios da sua gestão, trazer as mulheres e os jovens a participarem efetivamente da Federação. “Queremos somar para crescer enquanto sociedade”, reafirmou.
O representante do núcleo jovem da entidade, Paulinho Peres, finalizou com o compromisso da Federasul em ir além do discurso para focar em ação. “Não queremos que esse encontro fique apenas em pauta. Queremos engajamento dos jovens empresários nas causas do setor”, concluiu.
No mesmo tom, falaram o vice-presidente de integração da entidade, Rodrigo Sousa Costa, enfatizando a importância da participação da classe produtiva no engajamento cívico. Luiz Gustavo Garrido, presidente da Fajers, enfatizou a importância da conscientização dos jovens, enquanto o presidente da AJEPOA, William Barros de Assis, lembrou do valor de desenvolver uma vontade coletiva de fazer algo a mais pelo Rio Grande do Sul.