Sínodo Vale do Taquari realiza assembleia em Paverama

Representantes das comunidades e paróquias da área do Sínodo Vale do Taquari estiveram reunidas e reunidos no dia 22 de novembro, em assembleia sinodal, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Cristo, em Paverama. Na pauta, estiveram as prestações de contas, projeções para 2026, eleições sinodais e indicações para as eleições nacionais da IECLB.

A programação iniciou com culto ministrado pela ministra local, missionária Rainieli Keiner Viviani, e com pregação do 1º pastor vice-presidente da IECLB, Odair Braun, baseada nos textos bíblicos de Gênesis 1.1-31 e Atos 12.20-25. “Neste ano, fomos desafiados a compartilhar a generosidade de Deus, onde a boa nova rompe fronteiras e alcança pessoas. Isso aquece o coração e mostra que a missão está acontecendo. Somos o meio pelo qual a palavra é lançada em corações”, frisou Braun.

O pastor sinodal, Luis Henrique Sievers, destacou a importância da assembleia para o fortalecimento da Igreja. “Que aqui também prevaleça o espírito de comunidade. A assembleia é o testemunho de uma Igreja que caminha junto”, afirmou.

Na sequência, o presidente do Conselho Sinodal, Romeu Bayer, saudou as pessoas presentes, explicou o funcionamento das atividades do dia e realizou a instalação da assembleia, que foi presidida por Rodrigo Ulrich, com auxílio de Paulo Bayer e Lenita Wessel. Em seguida, houve a apresentação dos relatórios referentes a 2024, feita pelo pastor sinodal Luis Henrique Sievers, os quais foram aprovados pela assembleia.

Na continuidade, ocorreu a prestação de contas do exercício de 2024 e a apresentação do orçamento previsto para o ano seguinte, ambos também aprovados pelas pessoas presentes. Durante a assembleia, houve ainda manifestações de entidades e instituições, como a Associação Beneficente Pella Bethânia, o Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (Capa) – Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e a Obra Gustavo Adolfo (OGA).

Um dos pontos da pauta foi a eleição da representação do Sínodo no Conselho da Igreja e, também, dos delegados e das delegadas o Concílio. Em seguida, foram feitas as indicações para as eleições nacionais da IECLB, que ocorrerão durante o Concílio da Igreja em agosto de 2026, em Florianópolis, seguida da apresentação e homologação do novo Conselho Sinodal, e, ainda, das indicações para a composição da Comissão Doutrina e Ordem Nacional da IECLB e Sinodal Sul.

Ao final da assembleia, a pastora Margane Beatriz de Vargas apresentou a mensagem da Assembleia Sinodal, que pode ser conferida abaixo. O encontro encerrou com a bênção do pastor sinodal, Luis Henrique Sievers, e do 1º pastor vice-presidente, Odair Braun. A próxima assembleia sinodal ocorrerá no dia 12 de setembro de 2026, em Roca Sales.

Mensagem da 33ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale Do Taquari

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Cristo de Paverama, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Paverama

Com a bênção, a proteção de Deus e o badalar dos sinos, fomos acolhidos e acolhidas com a palavra de Apocalipse 22.13: “Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” A esperança que vem com essa palavra nos impulsiona a ir ao encontro de irmãos e irmãs na fé, pois Cristo é nosso Salvador.

Somos cooperadores na Seara do Senhor, somos filhos e filhas de Deus e por esse Deus somos chamados para refletir, pensar, conversar e avaliar esse chamado.

Neste ano de 2025, em especial, veio a nós a palavra de Atos dos Apóstolos 17. 24: “A palavra de Deus crescia e se multiplicava.” Essa é a boa nova que rompe fronteiras, pois entendemos que a Palavra de Deus segue seu curso e nos conduz a compartilhar a generosidade de Deus. É o amor de Deus que chega livremente até nós, que concede salvação, perdão e renova a esperança, apesar das dificuldades diárias.

A generosidade precisa romper fronteiras de templos e comunidades, em ações concretas de cuidado e proteção para com a boa criação de Deus, que envolve todas formas de vida.

Somos chamados a cuidar da criação de Deus; Tema do Ano de 2026, com o lema de Apocalipse 7.3: “Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores.”

Diante das recentes crises climáticas, precisamos refletir: que planeta estamos preparando para as futuras gerações? Somos chamados e chamadas a cuidar, a viver nossa fé com ações práticas para que todos e todas vivam, para cuidar da criação de Deus.

Que nosso servir seja um sinal antecipado da nova criação. Amém.

Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Vale do Taquari