Por decreto, governo decide aumentar as alíquotas de PIS/Cofins sobre os combustíveis para cobrir rombo, o que vai aumentar preços e inflação
A técnica já é antiga. Aumentar impostos cada vez que as contas não fecham sem tomar medidas internas para ajustar suas contas ou fechar as torneiras dos recursos mal concedidos. Foi desta forma que a presidente da Federasul, Simone Leite, reagiu ao anúncio do aumento das alíquotas do PIS/Cofins sobre a gasolina, diesel e etanol.
Este aumento vai atingir todos os brasileiros, enfatiza a presidente, porque aumentará os custos de toda a cadeia produtiva que é baseada nos combustíveis. “Teremos um festival de aumentos em todos os setores”, diz Simone Leite lembrando que “nossa economia já sofre com a crise econômica intensificada pela crise política e agora o governo, o principal responsável por esta situação, vem buscar mais recursos numa sociedade vítima de gestões nada republicanas”, conclui. Segundo Simone Leite, “precisamos reduzir o tamanho do estado para caber na conta”.