
Abertura – com emoção, nesta manhã de sexta (26), iniciou o 4º Congresso Mulheres Empreendedoras FEDERASUL, no Hotel Serra Azul, em Gramado. Uma placa em homenagem a presidente do Conselho, Simone Leite, abriu os trabalhos que dá espaço para a fala de mulheres. O encontro, que tem quase 400 inscritos, teve saudação de Simone Leite que explicou o conteúdo do manhã de trabalho lembrando as três palavras iniciativa, disposição e coragem que mudam a vida das mulheres. Começa pelo primeiro passo, mesmo com medo, segue pela disposição de participar e encerra com coragem.
O primeiro painel “Negócios que inspiram liderança com alma e resultado”, com Devilda Biazoli, da Biomar e Luciana Vieira de Brito, gestora educacional. A empreendedora que iniciou a Biomar, contou sua história de coragem e persistência. Desde que saiu com o marido e uma criança de seis meses da colônia para Farroupilha em busca de uma vida melhor.
Hoje, depois de 60 anos de costura, a Biamar é uma malharia grande, com o gosto de vitoriosa. Determinação e coragem foram os principais ingredientes para que Devilda pudesse contar, com alegria, sua história de desafios….”Eu sempre acreditei que iria conseguir. Desafiei todo mundo e consegui….”

Luciana Vieira de Brito, gestora educacional, lembrou em sua palestra como iniciou sua vida profissional, em Vacaria, abrindo sua fala dizendo que família é o alicerce. Contou que a dor de ter perdido um filho lhe impulsionou a seguir em frente. Além de não ter se entregado fundou escolas e enfrentou todos os problemas de quem tem a iniciativa de abrir escolas e educar. A escola Pedacinho do Céu esta com mais d3e 30 anos e hoje suas escolas contam com mais de 600 alunos. Foi também a primeira mulher a presidir a CIC de Vacaria, entidade com mais de 80 anos de idade. Hoje, com 80 colaboradores suas escolas também se preocupam com a educação emocional. Resumindo ela disse: a gente precisa ter coragem para não desistir, mas seguir em frente.