Mais de 50 pessoas acompanharam a programação que teve palestra com a gerente de relacionamento com o cliente e canais digitais do Sebrae RS, Cristiana Escobar.

Lajeado – “Mais do que produtos e serviços, os consumidores buscam relações baseadas em empatia, proximidade e autenticidade”. A afirmação foi feita pela gerente de relacionamento com o cliente e canais digitais do Sebrae RS, Cristiana Escobar, ao falar sobre a valorização do relacionamento nos atendimentos comerciais. Ela foi a palestrante do evento que o Fórum da Mulher Empresária (FME) da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu nesta segunda-feira (08).
Para mais de 50 pessoas a especialista comentou que a relação de proximidade é capaz de transformar o atendimento em um fator decisivo para a fidelização dos clientes. “Mesmo em um cenário altamente digital, as pessoas compram de pessoas. Seja em vendas pela internet ou em um ponto físico, ter um relacionamento próximo com os clientes é um diferencial estratégico para as organizações”, comentou.
Segundo Cristiana, o cuidado com a experiência dos consumidores não deve ser visto como um departamento dentro das organizações, mas sim como um comportamento a ser adotado por todos os profissionais. De acordo com ela, ao oferecer boas experiências através de atendimentos personalizados aos clientes, as empresas estão conquistando, além de consumidores fiéis, promotores das marcas.



Ela destacou que a trajetória da próxima venda inicia com um bom pós-venda. A especialista compartilhou que as empresas precisam manter um relacionamento ativo com os seus clientes e gerar experiências positivas, garantindo assim o retorno deles em diversos momentos. Outro ponto enfatizado no evento foi a relevância da presença dos estabelecimentos no ambiente digital. Segundo a especialista, 80% dos consumidores consideram a confiança na marca como fator decisivo no momento da compra, e as redes sociais ajudam a ampliar essa credibilidade.
Ao final da programação, Cristiana reforçou que a humanização deve ser um compromisso constante de quem deseja se destacar no mercado. Destacou ainda que mais do que uma tendência, ela se trata de uma mudança de postura que pode transformar resultados, fortalecer laços de confiança e garantir a perenidade das empresas.