A Receita Estadual realiza, na manhã desta terça-feira (13), uma operação em Porto Alegre e em 20 cidades do interior do Rio Grande do Sul contra 30 empresas que sonegaram mais de R$ 120 milhões em ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de multas e juros.
As empresas que são alvos da operação, denominada Concorrência Leal, faturaram no último ano o montante de R$ 1,08 bilhão. Trata-se da maior operação da Receita Estadual neste ano. São feitas visitas fiscais e notificações nas empresas para busca e apreensão de informações digitais e dados para subsidiar os trabalhos de auditoria fiscal.
“A finalidade é, além de recuperar os valores ao erário, reforçar a importância do combate à sonegação como elemento para garantir uma concorrência justa entre os contribuintes de um mesmo setor econômico”, destacou Edison Moro Franchi, chefe da Divisão de Fiscalização e Cobrança da Receita Estadual.
Estima-se que, após o trabalho de auditoria fiscal, os valores a serem recuperados pelo Estado sejam ainda maiores. “Além disso, queremos que essas empresas passem a recolher regularmente o imposto devido, cessando a irregularidade e favorecendo a livre concorrência”, acrescentou Franchi.
A ação envolve profissionais de todas as 14 delegacias da Receita Estadual espalhadas pelo Rio Grande do Sul, contando com a participação de 121 auditores fiscais e 28 técnicos tributários, além de policiais militares. Dezoito viaturas volantes são utilizadas na operação.
Fonte: Jornal O Sul