
Especialista em comunicação e psicologia do vestir Patrícia Herrmann foi a palestrante da programação que contou com a participação de cerca de 70 pessoas.

Lajeado – O Fórum da Mulher Empresária (FME) da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promoveu, nesta terça-feira (12), mais uma edição de seu tradicional café da manhã. A programação, realizada no salão de eventos da entidade, contou com a participação de cerca de 70 pessoas que acompanharam apresentação da especialista em comunicação e psicologia do vestir, Patrícia Herrmann.
Durante sua exposição, a palestrante comentou que, mais do que uma questão estética, a forma como nos vestimos é também uma ferramenta de comunicação. “Nosso guarda-roupas é composto por palavras e emoções. Quando aprendemos a decifrar, podemos utilizá-lo a nosso favor, economizando energia verbal e permitindo que a roupa comunique por nós” contextualizou.
A especialista apresentou dicas práticas que podem contribuir para a construção de uma imagem coerente com a essência de cada pessoa e alinhada à mensagem que se deseja transmitir. “O primeiro passo é entender como queremos nos sentir e o que queremos comunicar. Cores claras, por exemplo, transmitem mais acessibilidade, enquanto tecidos de linhas retas indicam limites e objetividade. O importante é equilibrar imagem e identidade”, pontuou.


A palestrante comentou ainda que, o uso de acessórios pode contribuir para reforçar a identidade pessoal. “A forma de um brinco ou óculos pode ativar mensagens diferentes: elementos arredondados transmitem acolhimento, enquanto o triângulo invertido é associado a poder e liderança”, exemplificou.
Ao final do evento, Patrícia agradeceu a oportunidade de compartilhar sua experiência durante o café do FME e reforçou que o impacto visual do que vestimos vai muito além da estética. “Aquilo que nós vestimos toca o emocional, traduz intenções e molda relações. É preciso se vestir como quem escreve a própria história”, finalizou.