

Encantado – A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) está integrando o programa nacional “Melhoria da Representatividade das Micro e Pequenas Empresas – MPEs”, iniciativa que faz parte do projeto Empreender, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae Nacional. No Rio Grande do Sul, o programa é coordenado pela Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS (Microempa), de Caxias do Sul, em parceria com a Federação das Entidades Empresariais do RS (Federasul).
O objetivo do programa é qualificar a atuação como entidade empresarial, fortalecendo sua capacidade de representar e apoiar seus associados. A iniciativa propõe ainda a implantação de boas práticas de gestão, aumento do desempenho organizacional, contribuindo para que as associações se tornem sustentáveis e gerem valor para seus associados e comunidades.
O programa envolve uma série de etapas, entre elas a sensibilização de lideranças, capacitação de executivos, diagnóstico organizacional, planejamento estratégico e consultorias mensais personalizadas, com início previsto para setembro. Ao final, as entidades serão avaliadas e certificadas com selo bronze, prata ou ouro, conforme o desempenho obtido.
No mês de julho, a presidente da ACI-E, Raquel Cadore, o vice-presidente Diogo Spessatto e a executiva Grasiela Scarello participaram das primeiras etapas do programa, realizadas na sede da Microempa, em Caxias do Sul.
“A participação no programa tem sido uma experiência muito rica e motivadora. O treinamento realizado para os executivos foi fundamental para refletirmos sobre nossa atuação, repensarmos processos e identificarmos oportunidades de fortalecimento institucional. O que mais nos entusiasma é saber que esse trabalho não para por aqui. Teremos o acompanhamento mensal de consultores especializados, o que nos permitirá avançar com planejamento, estratégia e foco em resultados. Saímos da capacitação com novas ideias, mais engajados e com a certeza de que estamos no caminho certo”, destaca a Grasiela Scarello.
“Sobre a capacitação na Microempa, foi muito importante para entendermos melhor o nosso papel de liderança e como a ACI-E deve representar seus associados. Presidentes e vices têm uma missão estratégica essencial para o sucesso da iniciativa e garantir que ela seja mais do que uma ação temporária. Agora vamos colocar em prática o que aprendemos, com o acompanhamento técnico que o programa oferece. Estamos confiantes e otimistas em conquistar a medalha de ouro para nossa entidade”, complementa o vice-presidente Diogo Spessatto.
Para a presidente Raquel Cadore, o programa reforça o poder da união. “O programa da CACB que estamos participando enquanto ACI-E na Microempa, reforça a importância de termos entidades associativas fortes e atuantes. Quando nos unimos em torno de objetivos comuns, conseguimos representar com mais força os interesses das nossas empresas e comunidades. A representatividade é o que garante voz ativa, espaço de diálogo e a construção de soluções coletivas para desafios que seriam impossíveis de enfrentar sozinhos. Programas como este fortalecem não apenas as entidades, mas todo o ecossistema empreendedor, inspirando novas lideranças e mostrando que o associativismo é um caminho sólido para o desenvolvimento econômico e social. Em mim, esse programa evidencia o poder da união”, conclui Raquel.
Ao todo, 48 associações comerciais e empresariais gaúchas participam do programa nacional.
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Assessoria de Imprensa ACI-E
(51) 3751-2255 (também é WatsApp)