Presidente da Federasul estimula reflexão sobre a crise econômica

A presidente da Federasul, Simone Leite, integrou a mesa de debates do lançamento do curso de pós-graduação em Alta Política – Formação em Lideranças, Marketing e Estratégia Política –  ao lado do ex-vice-governador do RS, Vicente Bogo, do ex-senador Pedro Simon e do ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge. O evento, organizado pela Faculdade Monteiro Lobato na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, reuniu o time pluripartidário para responder ao questionamento “Como a política pode ajudar o Brasil a sair da crise?”, na noite desta quarta-feira (15/02).

Um dos motivos da atual dificuldade econômica que o Brasil atravessa, segundo a presidente da Federasul, foi o silêncio e a omissão da sociedade diante das principais decisões do Brasil. “Delegamos a nossa responsabilidade”, frisou Simone ao afirmar que para ultrapassar o atual período é preciso investir no desenvolvimento econômico.  

Ela elencou ainda cinco pontos que devem ser refletidos. O primeiro é uma mudança ideológica que evite grenalizações. Também é preciso reconquistar a confiança do cidadão na política para garantir uma maior participação. Simone defende ainda um novo Pacto Federativo com maior reserva de recursos para os municípios, além de mais eficiência na prestação dos serviços públicos e uma discussão sobre o tamanho ideal do estado. “Nem o mínimo e nem o máximo. É preciso construir um estado que o cidadão consiga financiar”, concluiu.  

PUBLICADO EM: 16 de fevereiro de 2017