Ingressar em novos mercados e estreitar os laços comerciais, principalmente com o Rio Grande do Sul, é a intenção do embaixador da República de Belarus, Aleksandr Tserkovsky, que esteve reunido com o vice-presidente da Federasul, Alexandre Gadret, no Palácio do Comércio, na tarde desta terça-feira (29). O diplomata adiantou que está em busca de parceiros gaúchos para a instalação de uma fábrica de tratores. Também querem trazer potássio e exportar daqui soja, vinhos e espumantes.
Tserkovsky apresentou todas as potencialidades de Belarus que pretende liderar o mercado de colheitadeiras, enfardadeiras, pneus e de produção de cristais. Durante o encontro foi mencionada a importância de ser definido um memorando de intenções comerciais. “Desta forma conseguiremos ir adiante e apresentar as propostas aos nossos associados” disse Gadret.
Após um encontro com governador do RS, José Ivo Sartori, previsto para amanhã, o embaixador ficou comprometido em enviar as propostas e estreitar as relações entre empresários brasileiros e ministros Belarus.