Conselho Estadual da Mulher Empreendedora

O Conselho da Mulher Empreendedora é um braço importante da FEDERASUL, pois através dele desenvolvem-se iniciativas que promovem o estímulo e a inclusão de mulheres no associativismo.
      O CM reúne mulheres que exercem papel de liderança e que contribuem ativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional de outras mulheres, buscando um ambiente onde o feminismo seja relevante no desenvolvimento da nossa sociedade.  
        A busca por equidade é o norte do nosso trabalho, além de incentivar e orientar mulheres para ocupar espaços de liderança.
      Nossa missão é fortalecer o empreendedorismo feminino através do associativismo ampliando o número de Núcleos de Mulheres no nosso estado, engajando mulheres através do associativismo, para que elas se desenvolvam pessoal e profissionalmente.
      A criação de Núcleos de Mulheres nas Entidades Empresariais garante a inclusão de mulheres e representação nos seus quadros de liderança e em suas tomadas de decisão. Isso ajuda a garantir que as preocupações e necessidades das mulheres empreendedoras sejam levadas em consideração na formulação de políticas e programas.
        Historicamente, as mulheres enfrentaram desafios significativos no mundo dos negócios, incluindo discriminação de gênero, estereótipos e preconceitos culturais. No entanto, nas últimas décadas, tem havido um aumento significativo no número de mulheres empreendedoras no Rio Grande do Sul. O empreendedorismo feminino pode ter um impacto significativo na economia, pois as empresas lideradas por mulheres tendem a ter um desempenho muito consistente, destacando-se na criação de empregos e a geração de renda para mulheres e suas famílias.
    Além disso, o empreendedorismo feminino também pode ter um impacto positivo na sociedade, pois as mulheres empresárias são frequentemente vistas como modelos para outras mulheres e meninas, inspirando-as a buscar seus sonhos e alcançar sucesso nos negócios e na vida.

Os Núcleos são uma forma de organização associativa informal, em que por meio do compartilhamento de experiências e forças coordenadas, é possível aumentar a competitividade das empresas e buscar o desenvolvimento pessoal. Juntas as empresárias podem debater e tomar decisões para resolver problemas comuns, ampliar mercados, desenvolver novos produtos e serviços,  sendo capazes de aumentar sua eficiência econômica e agregar  valor aos seus negócios, além de inspirar outras mulheres, desenvolver a autonomia financeira e auto estima e a autoconfiança.

Clique nas imagens abaixo e leia os artigos da Presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL,
           Simone Leite