





Encantado – A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) realizou na quarta-feira, dia 19, a segunda edição da Reunião Aberta Integrada dos Núcleos. O evento, promovido anualmente, tem o objetivo de sensibilizar e atrair novos integrantes para os grupos. Realizada no Auditório do Sicredi, em Encantado, a programação reuniu 350 pessoas.
A moderadora de núcleos da entidade, Angelita Mocelin Bett, explicou o funcionamento da Metodologia do Empreender, base do trabalho desenvolvido nos núcleos, destacando as ferramentas de gestão utilizadas e as ações realizadas ao longo do ano. Ela também apresentou os indicadores de 2024, como a realização de 14 eventos que reuniram mais de 800 participantes, e antecipou que a meta para 2025 é ampliar esses números.
Na sequência, representantes dos cinco núcleos setoriais apresentaram suas respectivas propostas. Edinilson Lutz falou sobre o Núcleo Turismo em Ação, Makeli Secchi detalhou as atividades do Núcleo de Mulheres Empreendedoras – SuperAção, Julia Caneppelle explanou sobre a Associação dos Jovens Empreendedores do Vale (AJEV), Roxane Elisa de Vargas Gonçalves abordou o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e Fábio Rodrigues Marchetto explicou o funcionamento do Núcleo do Comércio Varejista – COVENC.
Associativismo e liderança
O evento teve como destaque a palestra com o tema “Associativismo e Liderança”, ministrada pelo presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa, e pela presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da Federasul, Simone Leite.
Primeira mulher a presidir a Federasul, Simone compartilhou sua trajetória no associativismo e dirigiu uma mensagem especial às mulheres. “A gente precisa ter muita coragem, muita disposição, muita atitude para fazer diferente, para poder se realizar. Para a gente poder sentar na cadeira que até então era ocupada por homens. E o associativismo é a porta de entrada. A gente sempre consegue se desenvolver em um espaço associativista, onde pessoas iguais a nós, e também muito diferentes de nós, vão estar lá colocando suas experiências. E a gente vai estar evoluindo, aprendendo, ensinando. Liderar também é inspirar. E saibam que todos vocês inspiram alguém”, afirmou.
Costa também falou sobre sua trajetória pessoal e profissional em entidades e no associativismo. “O que define a prosperidade de uma região é o associativismo e o empreendedorismo. O que define a decadência de uma região é o individualismo e o oportunismo. Uma cultura que tem espírito comunitário, você blinda os valores. As pessoas querem ajudar umas às outras, querem andar de braços dados”, comentou.
Engajamento
A presidente da ACI-E, Raquel Cadore, celebrou o engajamento dos participantes e o impacto dos núcleos no desenvolvimento local. “Como presidente da ACI-E, fico extremamente feliz vendo o desenvolvimento dos nucleados, das empresas, o engajamento. Acredito que os núcleos são realmente a força do associativismo, unindo pessoas, desenvolvendo seus negócios e se desenvolvendo. É um espaço de escuta, onde é possível compartilhar as dores, buscar soluções e crescer. Seguidamente me perguntam: ‘Mas o que eu ganho sendo nucleado? O que ganho sendo associado?’ O tamanho do nosso ganho é o tamanho da nossa entrega. Porque o associativismo é isso, é o quanto eu me disponho. O maior ganho é essa conexão que a gente tem, é o fortalecimento de todos nós, é a oportunidade de mostrar o meu negócio, de ser visto e ter prosperidade criando verdadeiras conexões”, refletiu.
O vice-presidente regional da Federasul, Ivandro Rosa, ressaltou a relevância do evento para a mobilização do setor. “Nesse momento, em que vemos essa casa repleta de gente jovem, com muita disposição para contribuir, para somar, para agregar, percebemos a força do cooperativismo e do associativismo no Vale. São forças fundamentais para o capital humano da nossa região. Graças a esses movimentos, muito do que temos hoje se tornou realidade”.
O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, enalteceu o papel da ACI-E nas ações do município e a parceria com o poder público. “Quando ouvimos o Rodrigo e a Simone, conectamos muitos assuntos e exemplos trazidos por eles com a nossa região e o nosso município. A ACI-E tem tomado à frente de várias ações em parceria com a Administração Municipal. Poderíamos citar inúmeros exemplos da importância da ACI-E nos eventos do município. Quando falamos em concessões, pedágio, Prodel, desenvolvimento, saúde, educação, sempre há a participação da ACI-E. Fico muito grato por isso, por poder conduzir o nosso município contando com a participação das entidades”, comentou.
PUBLICADO EM: 21 de março de 2025