Exportação é a aposta da BMW Group para driblar a crise

Boavida criticou a falta de incentivos do governo brasileiro – Foto: Itamar Aguiar

Boavida criticou a falta de incentivos do governo brasileiro – Foto: Itamar Aguiar

As 10 mil unidades do automóvel BMW X1, em cinco cores e três distintas configurações montados na fábrica de Araquari/SC, serão embarcadas no porto de Paranaguá para os Estados Unidos, para comercialização a partir de agosto em cinco pontos diferentes. A nova rota dos carros fabricados no Brasil faz parte de uma das frentes abertas pela BMW Group para driblar a queda de 30% nas vendas registradas no Brasil neste ano até maio. No mundo a corporação registrou um aumento de 5,9% nas vendas dos veículos das quatro marcas durante o primeiro trimestre.

O presidente do BMW Group no Brasil, Helder Boavida aproveitou o “Tá na Mesa” da Federasul, desta quarta-feira (15/06), para criticar a falta de incentivos fiscais do governo brasileiro para o ingresso de carros híbridos e eletrônicos. Boavida ressaltou que para alavancar o mercado de carros elétricos é preciso um tratamento tributário especial e sistemas de crédito prolongados, assim como ocorre em países que apostam na sustentabilidade e caminham para retirar das ruas os veículos movidos a gasolina ou álcool. A expectativa do presidente é de que até 2025 este mercado esteja consolidado com mais carros da modalidade em circulação.

Mesmo em meio à crise, o BMW Group lançou três novos modelos de veículos. O BMW X 1 está no mercado desde janeiro, depois chegou o BMW Série 7 apresentado em maio e o recente BMW M2, testado na última semana. Ainda vem por aí a BMW G 310 R, produzida em Manaus, que deve estar disponível até o final de 2016.

Para o Rio Grande do Sul, a empresa planeja a instalação de uma estação de carga para os carros elétricos. “Mas, para isso, o investimento terá que ser compatível com as vendas”, disse ele ao referir-se à necessidade de investir em capacitação, vendas e pós-vendas.

No Brasil a BMW Group possui fábricas em Araquari/SC e até o final do ano iniciam as operações em Manaus/AM. Com uma produção global em 31 unidades fabris espalhadas por 14 países, a empresa conta com mais de 122 mil colaboradores. No Rio Grande do Sul, as três concessionárias estão localizadas em Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, além de marcar presença em todos os demais estados.

 

PUBLICADO EM: 15 de junho de 2016