Superação feminina marca abertura do 3º Congresso Mulheres Empreendedoras

Integrado ao 20º Congresso da FEDERASUL, evento foi aberto com duas palestras com líderes empreendedoras mulheres

 

Foi dada a largada para o 20º Congresso da FEDERASUL e 3º Congresso Mulheres Empreendedoras, na manhã chuvosa desta sexta-feira (28), em Bento Gonçalves. O evento integrado iniciou com as palestras das empreendedoras supermercadistas Viviane Bender, de Cruz Alta, e Rosane Roxo, de Camaquã, que falaram sobre coragem, força e intuição feminina.

Na abertura do evento, o presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa, lembrou que a própria realização do evento demonstra o foco do empresariado gaúcho após a tragédia climática que assolou o Estado. “É um grande prazer, nesse momento de reconstrução, estarmos aqui. Estávamos pensando, após tudo que passamos em maio, conseguir fazer o Congresso? Mas nós acreditamos que era o certo a se fazer “, afirmou.  

Ele também salientou a importância da integração entre os eventos, tendo em vista que 43% das lideranças da FEDERASUL são mulheres. “Fizemos questão de fazer essa integração (entre os dois congressos), para demonstrar a diversidade dentro da FEDERASUL”, completou.

 

Superação feminina


Após, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da FEDERASUL, Simone Leite, iniciou os trabalhos e reafirmou a importância do evento. “Não tínhamos dúvida em realizar. Mas as inscrições esgotadas dizem o porquê de fazermos”, afirmou.

Ela também lembrou dos desafios que as mulheres vêm enfrentando nesse período pós-enchentes. “Se para uma família com mãe, pai e filhos, tudo isso já é difícil, imagina para uma mulher sozinha com filhos, quando ela perdeu a casa, perdeu seu empreendimento, perdeu sua renda. No outro dia, ela tem que cuidar dos filhos, cuidar da casa, e recomeçar”, ressaltou Leite.

 

Da gravidez na adolescência à liderança empresarial

 

A arquiteta e empresária supermercadista Viviane Bender foi a primeira a palestrar. Ela contou sua história de superação, em um contexto de dificuldades como a gravidez na adolescência, problemas familiares, financeiros e de relacionamento. “Mas eu queria crescer, tocar minha vida, terminar o segundo grau e buscar melhorar de vida”, conta a empreendedora.

Da limpeza de lojas e trabalho como doméstica, ela se tornou supermercadista em Cruz Alta e foi eleita a primeira presidente da Associação Comercial e Industrial da história da cidade. “Eu era improvável, mas fui a escolhida”.

 

Intuição que supera e expande

 

A segunda palestra da manhã, foi a também supermercadista Rosane Roxo, de Camaquã. Em sua fala, a força e superação se destacam, mesmo em um momento complicado, após um divórcio e a necessidade de ir mais longe no mundo dos negócios, por exemplo. “Eu fui sempre muito empolgada. Me entregava de corpo e alma até de madrugada. Tudo ficou pequeno (em seu negócio), não comportava mais o movimento”.

Foi o momento de liderar a expansão dos negócios da família. De um atacado de hortifrutis e floricultura, o negócio virou um centro de compras, contando com supermercado, estacionamento, café-bar e restaurante. A estrutura têm 7.200 metros quadrados. “Basta acreditar em nós mesmas, na nossa intuição e superação. Acreditem em vocês, esse é o caminho para o sucesso”.

 

 

PUBLICADO EM: 28 de junho de 2024