Sede Social da ACIST-SL: exemplo de associativismo humanitário

Na sexta-feira passada, 31, a ACIST-SL encerrou o recebimento de doações para os atingidos pela enchente, mas continuará distribuindo, até o dia 15 de junho, os donativos recebidos até o momento.

Não há como estimar quantas unidades de colchões, materiais de limpeza e higiene, roupas, calçados foram doados desde o dia 06 de maio, quando o espaço foi aberto. Vieram cargas de vários lugares do país, que sentiram confiança na seriedade, comprometimento e representatividade da  ACIST-SL para as devidas entregas. Inúmeras pessoas, empresários e empresárias e entidades se uniram para receber as doações, seja em dias de chuva, finais de semana e feriados. A todos, a gratidão da Associação, que tem atuando incansavelmente para a retomada da normalidade das atividades da cidade.

Para exemplificar a força, o carinho e a participação da entidade neste momento tão difícil para São Leopoldo, transcrevemos abaixo o depoimento de Isadora Pavoni, coordenadora do Núcleo de Jovens Empresários da ACIST-SL e uma das integrantes da corrente de solidariedade e afeto que se estabeleceu entre a “família” ACIST-SL:

“Foram e estão sendo dias intensos. A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia desde o início se propôs a ajudar os associados e cidadãos leopoldenses (capilés). 

Mais de 80% da cidade foi afetada pela enchente, a água atingiu casas, empresas, unidades de saúde, escolas, prédios públicos. Inicialmente, passamos a receber doações no Rancho Normélio Bitello, mas a solidariedade foi tão grande, que logo precisamos do segundo espaço, o salão da Sede social. Recebemos doações de todos os cantos deste Brasil, e foi incrível ver a rede de solidariedade que se formou para ajudar o nosso Rio Grande do Sul. Talvez não tenhamos ideia de quantas pessoas a nossa associação ajudou, mas o importante é que de alguma forma, tivemos a oportunidade de amenizar um pouco a dor de quem perdeu tudo.

Desde já, fica nosso agradecimento a todos que ajudaram, aos voluntários e colaboradores da ACIST o nosso agradecimento especial, pois eles que fizeram a diferença nesse momento tão difícil.

Seguimos fortes, ainda há um longo caminho pela frente, seguimos mostrando resiliência, força, pois esse é o povo gaúcho, que não foge de uma batalha e vence nas adversidades.”


Elizabeth Renz

Assessoria de Imprensa ACIST-SL
PUBLICADO EM: 5 de junho de 2024