Evento ocorreu durante o 19º Congresso FEDERASUL
A visão política também esteve presente no 19º Congresso FEDERASUL. Com o tema “Liberdade para Empreender” os deputados estaduais Gustavo Victorino (Republicanos), Rodrigo Lorenzoni (PL), Marcus Vinicius (PP), Guilherme Pasin (PP), professor Cláudio Branchieri (PODEMOS) e Felipe Camozzato (Novo) falaram sobre valores e estímulos necessários do Parlamento para destravar o crescimento. O painel foi coordenado pelo vice-presidente de integração da FEDERASUL, Rafael Goelzer.
Golzer elencou uma série de avanços que foram defendidos pela FEDERASUL e atingidos com o auxílio dos parlamentares, como a reforma da previdência estadual e reforma administrativa. “Tudo isso foi aprovado no parlamento gaúcho”, afirmou.
Defesa do empreendedorismo
O primeiro a falar foi o deputado Gustavo Vitorino (REPUBLICANOS), que teceu uma série de críticas ao Governo Federal, principalmente quanto ao tratamento que dá ao empresariado e criticou o aumento de impostos “A primeira coisa que o atual presidente fez foi restaurar todas as alíquotas e todos os tributos”, afirmou.
O deputado Rodrigo Lorenzoni (PL), foi ao encontro da opinião do colega parlamentar e enalteceu os empresários presentes. “Nós empreendedores somos aqueles que produzimos a riqueza desse país, somos responsáveis pelo desenvolvimento desse país”, declarou.
Já o deputado Marcus Vinícius (PP) exaltou a unidade entre os seis parlamentares frente a temas que envolvem o empreendedorismo. “Temos nos esforçado para que cada um dos projetos que apresentamos representem uma cartilha de valores”, afirmou.
Uns na zaga, outros no ataque
Após, o deputado Guilherme Pasin afirmou que é necessário combater projetos de leis que aumentem o tamanho do Estado, defendendo um “Estado mais leve”: “Cada um contribuindo, uns na zaga e outros no ataque”.
O deputado estadual Prof. Claudio Branchieri (PODEMOS) criticou legislações que dificultam a vida do empreendedor e são iniciativa de “burocratas que nunca encostaram a barriga em um balcão”.
O último a falar foi o deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO), que fez uma breve apresentação em defesa da liberdade econômica e do empreendedorismo. ”Liberdade pra empreender significa mais riqueza para todos”, afirmou o parlamentar, que também defendeu maior participação dos empreendedores na política . “Quanto mais tempo a gente ignora isso (a política), pior fica”, afirmou
fotos: Cesar Silvestro